Iniciativas de empreendedorismo social serão apresentadas durante o ESALQSHOW

Plantio e comercialização de Plantas Alimentícias Não-convencionais (PANCS) desenvolvidas no projeto VHIVER
Editoria:

Projetos e iniciativas de empreendedorismo social serão um dos destaques do ESALQSHOW, fórum de tecnologia e inovação que acontece de 9 a 11 de outubro na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).

Ao desenvolver a temática de empreendimentos sociais com fins lucrativos, a iniciativa traz para o contexto universitário a importância da formação de carreiras com foco na inovação em negócios de impacto social. No estande, serão apresentados os projetos desenvolvidos pela iniciativa, mediando um espaço para a discussão das temáticas citadas com materiais informativos.

“Desenvolvemos projetos sustentáveis que impulsionam o processo de emancipação de comunidades em estado de vulnerabilidade, seja ela econômica, social ou ambiental, dando condições de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo a entrada ou o posicionamento no mercado”, disse o professor Luciano Mendes, do departamento de Economia, Administração e Sociologia.

Entre os projetos envolvidos, está o projeto Meraki, que possibilita que pessoas com deficiências físicas ou cognitivas entrem no mercado de trabalho por meio de oficinas culinárias voltadas para a panificação. “Trazemos inovação na estruturação de uma metodologia de ensino para pessoas com deficiência física e intelectual que gera não só aprendizado técnico, mas também melhorias motoras”, acrescentou o professor.

O Projeto Ceres, por sua vez, é realizado no Assentamento Milton Santos, mais especificamente com a cooperativa Cooperflora, que comercializa cestas orgânicas. “Levamos ferramentas didáticas para pessoas com baixa escolaridade, mostrando que, por mais que dominemos tecnologias capazes de minimizar o trabalho, temos que pensar em tecnologias sociais que melhor se adequem à realidade das comunidades. Esse é o desafio do processo de extensão universitária”, disse.

Por fim, o Projeto Lótus, desenvolvido no Centro de Referência em Atendimento à Mulher, proporciona um curso de manicure/pedicure e gestão de negócios para mulheres que são ou já foram vítimas de violência doméstica. “Nele, divulgaremos as ações dos profissionais treinadas pelo Projeto, como conteúdo a respeito do papel feminino na construção de uma sociedade mais igualitária”, informou.

Sobre o ESALQSHOW – O ESALQSHOW é uma iniciativa da Esalq/USP, que conta com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional e com a Araiby na organização. O evento está em sua terceira edição e será entre os dias 9 e 11 de outubro, no Campus USP “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, SP.

A 3ª edição do ESALQSHOW conta com o patrocínio da Coplacana, FAESP/Senar, John Deere, LS Tractor, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento também tem o apoio da Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Embrapa, ESALQTec, Fórum do Futuro, Instituto de Pesquisas e estudos Florestais (IPEF) do MUTUA-SP, Prefeitura de Piracicaba, Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Sistema Ocesp e Sebrae-SP. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esalqshow.com.br.

Texto: Letícia Santin | Estagiária de jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque

19/08/2019

Projeto Ceres desenvolvido no assentamento Milton Santos em Americana-SP.