Música na ESALQ apresentará “La Follia”

Artistas do grupo "La Follia" (Créditos: Divulgação)
Editoria:

Você conhece o cravo, instrumento musical percursor do piano? A próxima edição do Música na ESALQ trará ao palco, em 26 de novembro, o grupo “La Follia”. Composto por Rogério Peruchi, Glaúcia Pinotti, Cristina Geraldini e Helena Jank, os artistas apresentarão um repertório de música barroca com flauta transversal, violino, violoncelo e o cravo, instrumento muito utilizado no século 18. Realizado pelo Serviço de Cultura e Extensão da ESALQ (SVCEx), o evento acontecerá às 17h45, no Salão Nobre da instituição.

O grupo – Follia é um termo usado para uma modalidade musical do período barroco, que surgiu em Portugal na segunda metade do século XV. O grupo formou-se em circunstâncias que remetem a um contexto histórico da música europeia e suas interpretações são baseadas em uma estrutura muito simples: os músicos improvisavam livremente ou seguiam indicações de improvisação fornecidas pelos compositores.

Helena Jank - A cravista do grupo, fez curso de graduação e pós-graduação em cravo e já integrou a Orquestra Bach de Munique, dirigida por Karl Reichter. Com título de Meister em cravo, realizou diversas apresentações e concertos pela Europa. No Brasil, coordenou o grupo Musicamara de São Paulo, com o qual viajou para diferentes regiões brasileiras divulgando a música barroca. Hoje, após mandatos de coordenação e direção na Unicamp, dedica-se ao repertório de música brasileira - tanto do Brasil colonial, quanto da produção contemporânea -, além de estudos das obras tradicionais sobre cravo solo e de música de câmara.

Gláucia Pinotti – No grupo, dedica-se ao violino, mas também possui curso em música de câmara pela Escola de Música de Piracicaba, a qual já foi professora. Com Bacharel em violino pela faculdade Mozarteum de São Paulo, Gláucia também lecionou no Conservatório do Brooklin Paulista e na Escola Americana de Campinas. Além de ter integrado a diferentes Sinfônicas, é professora da Associação Suzuki das Américas (SAA) e atua também como violinista nas Orquestras Sinfônica Municipal de Campinas e Municipal de Jundiaí.

Rogério Peruchi – Responsável pela flauta-transversal, estudou no Conservatório Musical Carlos Fomes e concluiu seu bacharelado em flauta, na Unicamp. Já trabalhou em diversas orquestras sinfônicas como flautista e piccolista, integrando até a Orquestra Jovem do MERCOSUL. Além de se apresentar em diversas cidades do Brasil e do exterior, hoje, é flautista e piccolista nas Orquestas Sinfônica Municipal de Campinas e Sinfônica da Unicamp.

Cristina Geraldini – Vencedora e premiada em diferentes concursos, a violoncelo do grupo “La Follia”, participou de cursos e festivas no Brasil e no exterior e representou o Brasil na “Jeunesses Musicales World Orchestra”. Atua, hoje, como violoncelista da Orquestras Sinfônicas de Americana, Piracicaba e Filarmônica de Rio Claro, além de instrumentista convidada nas Orquestras Sinfônica de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Filarmônica de São Paulo, entre outras.

Johann Joachim Quantz  (1697-1773) - Trio - sonata em do menor

Andante – Allegro -Largo (Kanon)-Vivace

Georg Phillip Telemann (1681-1767) - Quarteto em re menor – TWV 43

Para flauta, violino, violoncelo obligato e cravo

Andante –Vivace – Largo - Allegro

Johann Sebastian Bach  (1685-1750) - Trio-Sonata BWV 1039

Adagio - Allegro ma non presto - Adagio e piano Presto

Joseph Haydn  (1732-1809) - London - Trio n.3 em Do maior – Hob. IV 1

Allegro moderato – Andante- Finale (Vivace)

Agora que você já conhece a programação, venha conferir essa apresentação e ver de perto esses artistas. Essa será a última apresentação do Música na ESALQ de 2015, que voltará em 2016. A entrada é gratuita.

Mais informações: svcex@usp.br ou 3429-4597

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (19/11/2015)

Palavra chave:
Música na ESALQ La Follia