Maestrina recebeu o título de Cidadã Piracicabana

Maestro Jonson e Cìntia Pinotti (crédito: Gerhard Waller)

Uma noite festiva e cultural. Assim esteve caracterizada a cerimônia ocorrida em 23 de outubro de 2019, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, que conferiu a maestrina Cíntia Pinotti o título de Cidadã Piracicaba.

Cíntia é regente do Coral Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e, com uma trajetória ligada à cultura piracicabana, mereceu do vereador Maestro Jonson a referida homenagem, entregue no Salão Nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara.

“Fui aluno da Cíntia Pinotti e conheço as contribuições do seu trabalho para a cultura de Piracicaba, de maneira que é uma honra ser o propositor dessa homenagem, ressaltando que os vereadores aprovaram por unanimidade a concessão desse título”, comentou o maestro Jonson.

O evento contou com a presença de representantes dos poderes executivo e legislativo, profissionais ligados à cultura do município, familiares e amigos de trabalho da maestrina. Representando o prefeito da cidade, o titular da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, José Otavio Menten, lembrou que a cultura também é um dos parâmetros de desenvolvimento do município. “Esta é a cerimônia mais festiva na qual estive presente aqui na nossa Casa de Leis e merecidamente homenageia uma pessoa que traz em si uma trajetória de educação familiar exemplar e habilidade cultural que representa nossa cidade de forma muito rica”.

Para a vereadores Nancy Thame, o trabalho da maestrina na coordenação dos grupos musicais da Esalq sempre trazem momentos de reflexão. “Nos eventos em que estamos presentes na Esalq a presença do Coral Luiz de Queiroz é sempre muito aguardada, pois trazem sentimentos bons e estimulam a reflexão”.

O diretor da Esalq foi representado pelo professor Antonio Roque Dechen, que valorizou o reconhecimento recebido por Cíntia Pinotti. “Conheço a Cíntia desde muito jovem, trabalhamos juntos na Esalq, onde ela sempre nos brinda  com suas apresentações e esse título de Cidadã Piracicabana vem confirmar toda a sua competência”.

Em seu discurso de agradecimento, a maestrina lembrou versos de canções que sempre a inspiraram em suas produções que exaltam a cultura popular de Piracicaba. “Piracicaba que eu adoro tanto,  cheia de flores, cheia de encantos. Uma letra musical não poderia significar tanto para mim porque expressa meu verdadeiro sentimento em relação à cidade que me acolheu e que é o contexto no qual realizo todo meu trabalho.”

Nascida em Capivari, Cíntia chegou em Piracicaba aos 7 anos e em sua fala final na Câmara, a maestrina lembrou das influências musicais familiares e encerrou citando a letra em português mais conhecida da Ode à Alegria, da 9ª Sinfonia de Beethoven, de autoria do poeta alemão Friedrich von Schiller.

Escuta, irmão, esta canção da alegria: Um canto alegre de quem espera um novo dia. Vem! canta, sonha cantando, vive esperando um novo sol em que os homens voltarão a ser irmãos”.

O Grupo Vocal integrou a programação da noite de homenagens (crédito: Gerhard Waller)