Mercado de Crédito de Carbono: uma alternativa para compensar as emissões de gases de efeito estufa em pequenas propriedades rurais

Diariamente, conferimos notícias sobre as mudanças climáticas e os seus efeitos sobre a vida das pessoas. Esses eventos estão, muitas vezes, relacionados à emissão de gases de efeito estufa (GEE), responsáveis pelo aquecimento global e fenômenos climáticos extremos. Para combater esse problema, surgiu o mercado de crédito de carbono, uma alternativa para compensar essas emissões.

O novo episódio do podcast da Casa do Produtor Rural, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi lançado para esclarecer as principais dúvidas sobre o “Mercado de Crédito de Carbono em Pequenas Propriedades Rurais”.

Em expansão no Brasil, o mercado de carbono não se limita apenas a grandes projetos florestais.

O setor agropecuário tem o potencial de compensar carbono e reduzir os gases do efeito estufa. A boa notícia é que pequenos produtores rurais também são capazes de contribuir. Eles podem se beneficiar ao participar desse mercado, já que a aplicação de práticas sustentáveis em suas propriedades pode gerar créditos de carbono e, portanto, compensar suas emissões e atingir suas metas de sustentabilidade.

No entanto, é importante ressaltar que essa participação requer conhecimento técnico e investimentos em monitoramento e certificação das práticas sustentáveis. Por isso, é fundamental que os pequenos produtores rurais tenham acesso a capacitações e assistência técnica para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado de carbono de forma eficiente e segura.

O entrevistado é o Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, professor titular do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP e coordenador do recém-criado Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical - CCarbon. Ele explica como os proprietários rurais podem se beneficiar do crédito de carbono e as melhores práticas para se qualificar para o programa.

De acordo com Carlos Cerri, as atividades oferecidas pela Casa do Produtor Rural (CPR) são de grande relevância, mas ele destaca o Podcast como um grande diferencial. “O formato simples e claro do programa não apenas ajuda os pequenos produtores, mas também amplia a visibilidade da Esalq para às pessoas de todo o Brasil. Em suma, o Podcast é uma valiosa atividade de extensão promovida pela CPR”.

Embora o mercado de crédito de carbono seja uma alternativa interessante na luta contra as mudanças climáticas, é fundamental que as empresas e os agricultores adotem práticas sustentáveis em seus processos produtivos e busquem reduzir suas próprias emissões de gases de efeito estufa. Somente assim, podemos garantir um futuro mais sustentável para o planeta e para as próximas gerações.

O conteúdo está disponível gratuitamente a todos, e pode ser acessado pelo canal do YouTube ou demais plataformas da Casa do Produtor Rural.

Sobre a Casa do Produtor Rural

Casa do Produtor Rural (CPR) é um Centro de Atendimento da Esalq/USP, que atua na transferência do conhecimento agronômico à comunidade rural, de forma clara, dinâmica, objetiva e com enfoque no desenvolvimento dos agricultores familiares. As soluções apresentadas são embasadas nas pesquisas e nas práticas geradas na universidade. A CPR é parte integrante do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), sob a responsabilidade da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e tem a parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ. Mais informações em cprural@usp.br ou pelo fone (19) 3429-4178.

Por Marcela MatavelliComunicação/Coordenação da Casa do Produtor Rural / Esalq/USP