Museu Luiz de Queiroz apresenta "Uma mostra sobre as origens: dos minerais aos fósseis"

Editoria:

A origem do universo, a formação do sistema solar e a era dos dinossauros. Como localizar essa sequência de fenômenos no tempo? Do surgimento dos grandes mamíferos às pesquisas arqueológicas. Essa é a trilha de origem da exposição “Uma mostra sobre as origens: dos minerais aos fósseis” que será inaugurada no próximo dia 20 de maio, no Museu Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

De maneira divertida e educativa, a mostra parte da origem do universo, adentrando o Sistema Solar e observando a formação do planeta Terra, concomitante com a formação dos minerais tão importantes para nossa existência. Assim o visitante entenderá de onde viemos para então, iniciar a trilha por salas temáticas e com atividades lúdicas.

Em seguida, há um salto no tempo, onde a vida começa a surgir, a povoar a água e a dominar a terra, até chegarmos à era dos dinossauros. Na sequência temos o aparecimento dos grandes mamíferos. A mostra traz minerais, fósseis e materiais que descrevem e ilustram a trajetória do universo nos últimos 6.4 bilhões de anos.

A atividade integra o calendário comemorativo dos 35 anos do Museu Luiz de Queiroz. Visitas de escolas e grupo podem ser agendadas pelo e-mail museulq@usp.br. A realização é do Museu Luiz de Queiroz, Serviço de Cultura e Extensão (SvCEx) da Esalq, Instituto de Geociências (IGC/USP) e Museu de Geociências (IGC/USP)

Conteúdo:

Sala 1: A Origem do Universo, o Sistema Solar e os Minerais

Sala 2: A Era da Vida, o Reino dos Dinossauros e Fósseis

Sala 3: A Chegada dos Mamíferos e os Grandes Ancestrais Brasileiros

Sala 4: Experiências de Arqueologia, análises científicas e dinâmicas

Serviço:

Uma mostra sobre as origens: dos minerais aos fósseis

Data: 20 de maio a 15 de agosto de 2019

Horário: De segunda a sexta, das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.

Para agendamentos de escolas e grupos: museulq@usp.br

Local: Museu Luiz de Queiroz, Campus Luiz de Queiroz, USP Piracicaba. Avenida Pádua Dias, 11.

Texto: Caio Albuquerque