Orquestra Educacional de Piracicaba se apresentará na ESALQ

Orquestra Educacional de Piracicaba é composta por 50 integrantes (Crédito: Divulgação)
Editoria:

Na próxima terça-feira, 3 de maio, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) abrirá as portas para a Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP), que realizará uma noite com músicas eruditas e populares. A apresentação será às 19h30, no Salão Nobre da ESALQ. A entrada é gratuita.

A programação busca integrar os gêneros erudito e popular em um único concerto, explorando a beleza dessa mistura. Música popular brasileira, Pop-Rock nacional e internacional e trilhas sonoras prometem envolver o público em um momento de descontração e integração com diferentes estilos musicais.

A orquestra, criada em 2013 e reformulada em 2015, possui um diferencial: uma proposta pedagógica e metodológica que visa a inclusão de pessoas independentemente do nível de habilidade técnica no instrumento e dos conhecimentos musicais e promove o aprimoramento dos integrantes em cada naipe da orquestra. Com base em princípios educacionais, sociais e culturais, é composta por 50 integrantes de todas as famílias dos instrumentos que, juntos, produzem um show com diferentes sons e ritmos.

Além da OEP, a noite contará com a participação de Julia Simões, que há 25 anos atua como cantora profissional, tendo participações em shows de artistas consagrados da música nacional. Sua ligação maior é com a MPB, mas também interpreta outros estilos.

A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Escola.

Programação:

Georg Bizet (1838-1875) – Carmem – abertura (ópera)

Jean Sibelius (1865-1957) – Finlândia – poema sinfônico

Festival Medley:

Tema do Concerto para Piano nº1 (Allegro – P.I. Tchaikovsky (1840-1893)

Coral do 4º mov. Da 9ª Sinfonia (Ode a Alegria – L.V.Beethoven (1770-1827)

Baião de Ninar (E. Krieger (1929)

Tema da Opereta “Orfeu no Inferno” (Can-Can- J. Offenbach (1819-1880)

Aquarela do Brasil (Ari Barroso (1903-1964)

The Cranberries (1993) – Linger

U2 (1987) – I still haven’t found what I’m looking for

Milton Nascimento (1942); Fernando Brant (1946-2015) – Maria, Maria