Palestra abordou o papel da extensão dentro da universidade

Professora Márcia Aparecida Lima Vieira, ressaltou a importância da extensão universitária (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Ensino, pesquisa e extensão. É com a união desses três componentes que o universo acadêmico produz novos conhecimentos e contribui positivamente com a sociedade. Com objetivo de valorizar esse propósito, o Grupo de Articulação dos Envolvidos com Extensão, junto com a Comissão de Cultura e Extensão da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESLAQ) promoveram, em 07 de outubro, o II Encontro de Formação Inicial e Continuada sobre Extensão Universitária.

A atividade, que busca promover a integração entre os grupos acadêmicos, conhecimento sobre a importância de projetos e pesquisas de extensão e esclarecer eventuais dúvidas sobre o assunto, abordou a temática “Compartilhando Experiências sobre Extensão Universitária”.

Para ressaltar os conceitos e compartilhar experiências, a professora Márcia Aparecida Lima Vieira, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e o professor João Marcos de Almeida Lopes, Pró-Reitor Adjunto de Cultura e Extensão da USP, foram convidados para ministrar palestras. “A extensão proporciona aos alunos adquirir e produzir conhecimentos dentro e fora da universidade, além de ser uma oportunidade de socializar esses conhecimentos e perceber a importância social do conhecimento adquirido”, ressaltou Márcia.

O evento acontece anualmente e integra a 58ª semana Luiz de Queiroz. Hoje, com mais de 60 grupos de extensão, a ESALQ pretende aprimorar o conhecimento dos estudantes para que, dessa forma, possam continuar expandindo suas pesquisas e atendendo a necessidade da população. “É indispensável discutir o papel e os princípios da extensão dentro da universidade e precisamos valorizar os efeitos positivos que essa ação reflete nos alunos” comentou Pedro Valentin Marques, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da ESALQ.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (08/10/2015)

Palavra chave:
Palestra Extensão Cultura e Extensão Universitária