Palestra e prática sobre o cultivo de beterraba acontecerá

Atividade integra a edição 2019 do Projeto SolidarESA (crédito: Casa do Produtor Rural)
Editoria:

A Casa do Produtor Rural, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), realizará em 21 de setembro o “SolidarESA 2019: Palestra e Prática sobre o cultivo de beterraba”. A atividade acontecerá no Anfiteatro Heitor Montenegro, do Departamento de Produção Vegetal da Esalq e na Fazenda Areão das 08h às 12h30.

Essa edição do SolidarESA busca difundir a cultura da beterraba como uma alternativa de diversificação agrícola. A proposta do projeto é aplicar o ensino, a pesquisa e a extensão a favor da comunidade, trocar experiências e implantar a solidariedade como uma disciplina a ser aprendida e vivida na universidade. Toda a produção de beterraba, estimada em 2,5 toneladas, será doada para diversas entidades assistenciais de Piracicaba.

A beterraba é uma das principais hortaliças cultivadas no Brasil. Embora existam variedades forrageiras e de produção de açúcar, no país, a predominância é como alimento hortícola. A beterraba é considerada uma cultura rentável, devido a sua maior durabilidade e período de comercialização. O objetivo é apresentar os aspectos gerais do cultivo de beterraba, o controle de plantas daninhas e a irrigação para uma boa produtividade.

A atividade é aberta a produtores rurais, profissionais do setor e alunos de ciências agrárias. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30 na Casa do Produtor Rural, na Av. Pádua Dias, 11, Bairro São Dimas, Piracicaba, pelo telefone (19) 3429 - 4178 ou pelo e-mail cprural@usp.br

Mais informações: www.esalq.usp.br/cprural

Programação:

07h30 – Confirmação de inscrição e entrega de materiais

08h – Palestra Bejo: Diferentes cultivares de beterraba e a transformação desse mercado no Brasil (Engenheiro Agrônomo Flávio Corti – Bejo)

08h20 – Palestra: Aspectos gerais do cultivo de beterraba (Prof. Paulo César Tavares de Melo – Esalq)

09h20 – Café da manhã e deslocamento à Fazenda Areão

10h30 – Módulo Prático: Preparo de solo, plantio, adubação e colheita (Profª Simone da Costa Mello e Prof. Fernando Angelo Piotto – Esalq)

11h – Módulo Prático: Controle de plantas daninhas (Prof. Rafael Munhoz Pedroso – Esalq)

11h30 – Módulo Prático: Exigência hídrica e irrigação (Engenheiro Agrônomo Carlos Barth – NaandanJain)

Texto: Letícia Santin | Estagiária de jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque