Palestra Evolutionary Ecology of Zombie Flies

Dr. Henrik H. DE Fine Licht | Arte: Denise Guimarães
Editoria:

O Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), realizará nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, às 09h, a palestra “Evolutionary ecology of zombie flies”, com o professor da Universidade de Copenhagen, Henrik H. De Fine Licht. A atividade, que é destinada a docentes, alunos de graduação e de pós-graduação da instituição, ocorrerá no Anfiteatro do Departamento de Genética (LGN) da instituição.

A palestra versa sobre estudos com um fungo patogênico a moscas que consegue transformar insetos em escravos zumbis através da manipulação do seu sistema nervoso. Semelhante ao fungo Cordyceps retratado na série The Last of Us que é uma adaptação do game homônimo lançado para as plataformas PlayStation.

O palestrante

Henrik H. De Fine Licht é professor da Universidade de Copenhagen e orientador de alunos do programa de Pós-graduação (PPG) em Entomologia no programa de dupla titulação de doutorado com a ESALQ. Ele se encontra no LEA desde 27 de janeiro e permanecerá até 5 de fevereiro participando de atividades acadêmicas e científicas. É coordenador do projeto “Fungal colonization across the mutualist - pathogen continuum: Implications for species association dynamics and inter-kingdom host-shifts” conduzido em parceria com o prof. Italo Delalibera, do LEA.

Informações pelo telefone (19) 3447-8861 ou e-mail lpcm@usp.br .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531  | 01/02/2023