A percepção da coleta seletiva

Editoria:

Com objetivo de promover a conscientização coletiva sobre a importância de uma coleta seletiva eficaz, um grupo de estudantes do curso de Ciências Biológicas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) reforça o debate sobre o potencial de reciclagem da cidade de Piracicaba.

A partir de questionário aplicado on-line, a maioria das pessoas informou conhecer a diferença entre coleta seletiva e reciclagem, saber de sua importância e conhecer as consequências de uma coleta seletiva insuficiente. No entanto, quando questionados sobre os serviços prestados pela Cooperativa de Reciclagem em Piracicaba, 52% dos entrevistados responderam desconhecerem se e/ou quando a coleta atinge o bairro.

Município – Observando os dados disponíveis no site da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba), foi possível obter diversas informações sobre os resíduos sólidos domiciliares. Segundo o órgão, a coleta seletiva atinge 100% dos bairros, mas apenas 8% do que poderia ser reciclado (potencial) chega à Cooperativa para beneficiamento. Ainda de acordo com a Sedema, na cidade, existe um potencial para reciclar 120 toneladas por dia, mas apenas 8% disto, ou seja, cerca de 9600 kg, vai para a coleta seletiva. Portanto, segundo o estudo, o potencial de reciclagem da cidade não é aproveitado. Para buscar melhorar esse índice, os estudantes mapearam ainda sugestões da população. Entre as sugestões mais frequentes recebidas pelo grupo estão a necessidade de mais informações sobre o serviço de coleta seletiva, além ad proposta de um projeto de educação ambiental que conscientize a população acerca do compromisso cidadão e da importância em reciclar. Muitos alegaram ainda problemas estruturais, apontando que a frequência do recolhimento dos recicláveis é sempre alterada e que o serviço é deficiente e ineficaz.

Sugestões – Como forma de contribuir para a conscientizar a população piracicabana e considerando as limitações de atividades de campo neste momento, o grupo criou o perfil @reciclalq no Instagram (https://www.instagram.com/reciclalq/) onde tem publicado informações sobre a coleta seletiva municipal, suas consequências e benefícios, além da regularidade da passagem do caminhão de reciclagem nos bairros. A rede social foi divulgada para os membros da comunidade Esalq, principalmente para os entrevistados anteriormente. Após cerca de 15 dias, o público atingido foi de aproximadamente 500 pessoas, contando com 300 seguidores na conta. Foi divulgado, ainda, um formulário padrão com as respostas certas oferecidas pela pesquisa, como ao informar a maneira que a separação dos resíduos deve ser feita. Com referência à infraestrutura do recolhimento dos resíduos, a solução identificada foi contatar a Prefeitura Municipal e a Sedema. Para isso, foi elaborado um relatório com a intenção de mostrar a deficiência no serviço oferecido e as reivindicações populacionais, tendo em vista que a qualidade de tal ofício não condiz com a alta taxa de impostos pagos pelos cidadãos. “Somente com o interesse da administração pública pelo setor ambiental será possível oferecer aos piracicabanos uma cidade limpa, sustentável e ambientalmente adequada, que aproveita seu potencial de reciclagem como benefício ambiental e para a geração de trabalho e renda”, concluem os autores do estudo.

Referência – O estudo foi desenvolvido na disciplina Ecologia Aplicada (LCF0104), ministrada pelos docentes Alexandre Reis Percequillo, Flavio Bertin Gandara Mendes, Marina Melo Duarte e Vania Galindo Massabni, sob tutoria de Ana Maria de Meira. Os estudantes que integram o grupo são Anna Beatriz Queiroz Di Souza, Gabriel Henrique dos Santos Costa, Renan Fantine e Sofia Marcela Morro Pozo.

Texto: Caio Albuquerque (14/07/2020)