Pesquisa mapeia egressos de Gestão Ambiental da Esalq

Atuação de alunos da Gestão Ambiental (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Desde sua criação, em 2002, o curso de Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) já formou 374 profissionais. Para mapear o perfil dos egressos, uma pesquisa busca compreender qual o grau de inserção dos formados no mercado de trabalho, assim como quais atividades estão desenvolvendo, tanto profissionais quanto acadêmicas.

A última edição da pesquisa tem orientação da Profa. Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia e coordenadora do Curso de Gestão Ambiental.

A docente considera o trabalho como um fator norteador do encaminhamento adequado do curso. “A pesquisa acompanha o sucesso ou não daqueles que estão no mercado de trabalho, se os docentes estão acertando ou errando e o que podemos ajustar em função do que nos é relatado”. O estudo também tem a função de ajudar os alunos que ainda são estudantes a visualizar o que o curso pode oferecer.

O trabalho abrangeu egressos entre 2012 e 2017, equivalente a 174 pessoas, das quais foram conferidas 100 respostas. Em sua totalidade abrange 5 tópicos, sendo eles Informações Pessoais, Informações Acadêmicas, Informações Profissionais, Mercado de Trabalho e Avaliação do Curso.

Resultados – Entre os entrevistados que atuam na área de formação, 73% estão realizando alguma atividade profissional ou como contratado, ou como empreendedor ou atuando na academia. Outro aspecto registrado é que mesmo considerando uma parcela de profissionais recentemente inseridos no mercado de trabalho, 65% dos entrevistados estão em uma faixa salarial entre R$ 2,862 a R$ 4.770, o que demonstra um salário compatível com a média salarial de profissionais de início de carreira, segundo o SINE (2018). Com relação ao tempo de inserção no mercado de trabalho, 61% conseguiu um emprego na área em menos de 1 ano e meio, sendo que 48% estava empregado em menos de 6 meses.

Quanto à avaliação de preparação para atuação profissional, o curso foi classificado positivamente, visto que 89% dos entrevistados o reconheceu como bom ou excelente. Outro dado fornecido pela pesquisa foi que a formação multidisciplinar é um fator que diferencia o profissional de Gestão Ambiental, o que resulta na atuação em diversas áreas. Algumas das áreas de atuação mais exploradas foram: Elaboração e Análise de Projetos, Políticas Públicas, Educação Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Licenciamento Ambiental, Riscos Socioambientais, Planejamento Ambiental, entre outras.

“Um ponto de destaque da importância da pesquisa para o curso foi o embasamento que ela possibilitou para que o Centro Acadêmico e a Comissão de Coordenação do curso de Gestão Ambiental (CoC) defendessem em meados de 2016 a continuidade dele, que por ordem da reitoria, poderia ser descontinuado visto a baixa procura no vestibular naquele ano”, disse Bruno Aranda, da CoC.

A pesquisa também incentivou a criação de uma disciplina optativa sobre políticas públicas relacionadas à gestão ambiental, visto que grande parte de egressos optaram por explorar essa área.

Egresso da turma de 2006, Thiago Uehara está concluindo seu PhD no Imperial College London. O egresso considera que a combinação de uma formação técnica multidisciplinar com uma formação cidadã, proporcionadas pela Esalq, definem hoje sua atuação profissional.

“O curso de Gestão Ambiental me ajudou a trilhar uma carreira em gestão de políticas públicas, função que procuro desempenhar informado pelas reflexões e inovações acadêmicas”, disse Uehara.

Eduardo Cuoco Léo, formado em 2005, é coordenador de Sistemas de Informações da Fundação Agência das Bacias PCJ e conta que “mais do que me prover o embasamento técnico exigido, o curso de Gestão Ambiental da Esalq se configurou em uma excelente oportunidade para o desenvolvimento das competências necessárias para uma atuação multidisciplinar, essencial na área de gestão de recursos hídricos”.

A pesquisa concluiu que o gestor ambiental é um profissional novo e em processo de reconhecimento. Apesar disso, demonstra-se acertadamente alocado em cargos representativos no mercado de trabalho.

O curso de Gestão Ambiental da Esalq é noturno, oferece 40 vagas anuais e tem duração de 4 anos. O ingresso ocorre a partir do vestibular da Fuvest ou Sistema de Seleção Unificada (SISU), do MEC.

Acesse www.esalq.usp.br/graduação

Texto: Letícia Santin | Estagiária de Jornalismo