Pesquisador chinês desenvolverá doutorado na Esalq

Luiz Gustavo Nussio, João Roberto Spotti Lopes, Wang Cheng Qiang e Durval Dourado Neto (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebe a partir deste mês, um pesquisador chinês para cursar pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens.

Wang Cheng Qiang é veterinário e mestre pela Hainan University, escola chinesa com a qual a Universidade de São Paulo (USP), a partir da Esalq, mantém convênio desde 2018.

“Ele é o primeiro estudante inserido neste acordo, que chega para cursar regularmente o doutorado em nosso programa de Ciência Animal e Pastagens”, conta o professor Luiz Gustavo Nussio, do departamento de Zootecnia da Esalq, que será o orientador do estudante asiático em Piracicaba. “Ele desenvolverá estudos na área de conservação de pastagens”, complementa o docente.

O estudante conta que foi atraído pela oportunidade em aprimorar suas habilidades enquanto pesquisador. “Sempre me interessei pelo Brasil, pelas condições climáticas, o campus aqui tem uma ótima estrutura e pretendo aprimorar aqui minhas habilidades de pesquisador na área de animais e pastagens”.

Histórico – Em outubro de 2018, estiveram na Esalq representantes da China Agricultural University (CAU) e da Hainan University, instituição localizada em um arquipélago na região sudeste da China, que tem investido no ensino e pesquisa de agricultura tropical.

A expertise da Esalq nessa área despertou o interesse da equipe da Hainan University, que na ocasião assinou com a Esalq e a CAU o acordo para a implantação do Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil. Assim, a troca de conhecimento com essa instituição prevê a ida de brasileiros com a finalidade de realizarem projetos em conjunto de maneira a fomentar estudos sobre o tema.

Esalq e CAU integram a A5 Alliance, que reúne as cinco escolas mais bem ranqueadas na área de Ciências Agrárias pelo ranking da US News Report, contemplando, além da Esalq/USP e da China Agricultural University (uma das parceiras da Hainan University), a holandesa Wageningen University e as norte-americanas Cornell University e University of California-Davis.

Texto: Caio Albuquerque (26/07/2021)