Posse dos novos dirigentes da Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz

Marli de Fátima Fiore e Luciano Mendes | Crédito Gerhard Waller

Está marcada para a próxima segunda-feira, 15 de maio, a Cerimônia de Transmissão dos cargos de Prefeito e de Vice-Prefeito do Campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba. Autoridades externas, dirigentes e servidores do Campus, familiares e convidados acompanharão o evento que ocorrerá às 15h, na Sala do Centenário do Edifício Central.

A indicação dos docentes Luciano Mendes, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), e Marli de Fátima Fiore, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), foi publicada dia 09 de fevereiro de 2023, no Diário Oficial do Estado, pelo Magnífico Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Luciano Mendes e Marli de Fátima Fiore, atuarão como prefeito e vice-prefeita do Campus, e o ato de posse será conduzido pelo presidente do Conselho Gestor do Campus Luiz de Queiroz, professor Ernani Pinto Junior, que fará a leitura do documento de posse, seguido das assinaturas dos indicados.

Os atos seguintes darão conta dos pronunciamentos dos empossados, dos diretores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), Ernani Pinto Junior. Haverá, ainda, o descerramento da foto do prefeito que cumpriu mandato entre 2018 e 2023, Prof. Roberto Arruda de Souza Lima, o qual realizará seu pronunciamento na sequência.

A Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz

A criação da Prefeitura do Campus se deu em decorrência da instituição do Campus Luiz de Queiroz, em 25 de junho de 1985, tendo como missão contribuir para a sustentabilidade do Campus Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, valorizando seus colaboradores internos e externos e garantindo respeito ao patrimônio e ao investimento público.

Em 2012, a Prefeitura do Campus passou a ser denominada Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz (PUSP-LQ). Seu órgão máximo deliberativo é o Conselho Gestor do Campus, constituído por todos os dirigentes do Campus, representantes dos servidores docentes da Esalq e do Cena, representantes dos servidores não-docentes do Campus, representante dos alunos e representante de expressão da região.

Desde 1985, a Prefeitura do Campus esteve sob liderança dos seguintes prefeitos: professores Joaquim José de Camargo Engler, Paulo Fernando Cidade de Araújo, Antonio Sanchez de Oliveira, Luiz Ernesto George Barrichelo, Valdemar Antonio Demétrio, Marcos Vinícius Folegatti, José Otávio Brito, Wilson Roberto Soares Mattos, Fernando Seixas e Roberto Arruda de Souza Lima.

Luciano Mendes

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2003), mestrado em Administração – Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá (2006), e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos temas estudos organizacionais, identidade, ética nas organizações, sofrimento e significado no trabalho e sofrimento.

Marli de Fátima Fiore

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1980), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1989) e Ph.D. em Biotecnologia Microbiana pela Universidade de Guelph, Canadá (2000). É Professora Associada (MS5-2) pela Universidade de São Paulo (USP) no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Atualmente exerce a função de Chefe Técnico da Divisão de Produtividade Agroindustrial e Alimentos (DVPROD) do CENA (desde 03/2019), membro titular no Conselho da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP (desde 05/2022), membro titular do Conselho Deliberativo do CENA (desde 03/2019), membro da Câmara Técnica de Saúde Ambiental da Gestão de Recursos Hídricos dos Comitês PCJ (desde 06/2021), membro titular da CPG Microbiologia Agrícola/ESALQ-USP (desde 11/2018), membro titular da CPG/CENA-USP (desde 12/2022), eleita membro do International Committee on Systematics of Prokaryotes/Subcommittee on the Taxonomy of Phototrophic Bacteria (em 08/2021). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana e Biologia Molecular Bacteriana, atuando principalmente nos temas ecologia molecular de cianobactérias, genomas cianobacterianos, genética de cianotoxinas e produtos naturais bioativos de cianobactérias.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 11.05.2023