Professor João Lucio de Azevedo recebeu homenagem de microbiologistas

João Lucio de Azevedo durante homenagem (crédito: Gerhard Waller)

Entre 11 e 14 de abril, a Esalq recebeu a 5ª edição do Simpósio de Microbiologia Agrícola. Foram dias intensos, de programação técnica e científica, envolvendo palestras, minicursos, mesas redondas de debates e demonstrações de empresas.

O final do evento contou, no entanto com um merecido momento de homenagem ao professor João Lucio de Azevedo, Sênior do departamento de Genética da Esalq, um dos pioneiros na área de microbiologia na instituição.

Reconhecido pelos presentes pela sua contribuição aos estudos da genética microbiana e excelência na trajetória científica de mais de cinco décadas, o docente recebeu palavras de carinho e reverência de alguns de seus pares da academia.

"O exemplo do professor João Lúcio excede o seu pioneirismo científico. Ele é um exemplo profissional e de pessoa, o mesmo e sempre generoso e atencioso com todos, respeitando a diversidade dos alunos e extraindo de cada um o seu melhor!", declarou a professora Maria Carolina Quecine Verdi, do departamento de Genética da Esalq.

Para o docente do departamento de Ciência do Solo, Fernando Dini Andreote, João Lucio sempre foi um visionário, enxergando possibilidades de conhecimento e inovação em áreas com enorme potencial. “Mesmo depois de todos os seus estudos, e com a evolução do mercado de micro-organismos na agricultura, muitos de seus conhecimentos seguem ainda para serem explorados, por meio do melhoramento genético microbiano. Esta habilidade é rara nas pessoas, e diferencia o professor João Lucio, fazendo dele um líder nato, e exemplo a ser seguido por todos"

O reconhecimento internacional foi prestado a partir da fala de Nelson Lima, professor da Universidade do Minho, em Portugal, que fez uma das conferências do Simpósio. Para ele, estar na Esalq é poder relembrar toda a atividade acadêmica do professor João Lúcio de Azevedo. “Prestar minha mais singela homenagem ao cientista, acadêmico e à pessoa de excepcionais qualidades humanas, é poder-lhe dedicar, na sua “casa”, a minha conferência”. Lima considera o professor João Lucio um expoente máximo e incontornável na área da genética microbiana, microbiologia e um pioneiro na biotecnologia. “Como membro da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia e da Sociedade Portuguesa de Microbiologia tenho também o prazer de, em nome da comunidade científica Portuguesa, lhe prestar esta homenagem e dizer-lhe: muito obrigado. Numa sociedade baseada no conhecimento, que como diz o pernambucano Paulo Freire, a Educação é transformadora e um elevador social, o Prof. João Lúcio é sem dúvida um educador e uma pessoa que no seu tempo ajudou a transformar a sociedade. Poder hoje estar com o Prof. João Lúcio é de uma enorme alegria para mim, desejo-lhe muita saúde e um grande abraço”, finalizou.

João Lúcio de Azevedo – Formou-se engenheiro agrônomo (1960), doutorou-se em Agronomia (1962) e livre-docente (1966), ambos pela Esalq. É Ph.D. em Genética pela Universidade de Sheffield (Reino Unido, 1971), tem pós-doutorado na Universidade de Manchester (Reino Unido, 1987-1988). Iniciou a carreira científica com a criação do Setor de Genética de Microorganismos do Instituto de Genética da Esalq, do qual foi chefe de 1962-1995. Além da excelência como pesquisador, uma de suas principais preocupações foi formar recursos humanos em genética de microorganismos de interesse agroindustrial. Já orientou cerca de 120 alunos de iniciação científica, 85 alunos de mestrado e 52 de doutorado. Foi diretor da Esalq de 1991-1995 e, entre os prêmios e distinções recebidas, destacam-se Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Presidência da República, 1998) e Medalha do Mérito Científico e Tecnológico (Governo de São Paulo, 2001).