Professora da Esalq é uma das vencedoras do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques

Profa. Taitiâny Kárita Bonzanini (crédito: Gerhard Waller)

‘A formação docente e os diferentes momentos de instrumentação para o exercício da profissão’. Este é o nome do projeto que fez com que a professora Taitiâny Kárita Bonzanini, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), estivesse entre os três vencedores do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques. O projeto é voltado a alunos que estão cursando um dos dois cursos voltados para formação de professores da Esalq - Licenciatura em Ciências Agrárias e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Premiada neste ano, a docente teve seu projeto entre os dez melhores na Edição anterior, em 2018, quando foram recebidas 94 inscrições de todas as regiões do País. Há nove anos, a Fundação Carlos Chagas promove o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques. A iniciativa visa a valorizar e a divulgar experiências formativas propostas e realizadas por docentes dos cursos de licenciatura na formação de professores para a educação básica.

A docente relata que a primeira ação do projeto iniciou em 2016, depois o projeto foi reformulado e os dados que foram enviados para o prêmio compreendem o período entre 2017 até o primeiro semestre de 2019. “Este é o primeiro projeto que se preocupa com a instrumentalização do professor, que tipos de instrumentos podemos trabalhar com esse futuro professor para que ele chegue na Escola onde lecionará e desenvolva um trabalho mais atual, mais dinâmico, mais motivador”, explicou a professora.

Oficinas – Taitiâny organizou o projeto em formato de oficinas pedagógicas, cuja metodologia é chamada de Oficinas Pedagógicas para Instrumentalização Docente (OPID) e parte do pressuposto de inserir o aluno enquanto protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos das licenciaturas eram envolvidos nessas oficinas onde testavam materiais e metodologias, para depois aplicarem em estudantes de escolas de educação básica.

Parcerias foram firmadas com escolas públicas para que os futuros professores pudessem observar, registrar e analisar os projetos pedagógicos e os planos das disciplinas. Além disso, o projeto incluiu o planejamento de oficinas didáticas para estudantes de educação básica, que pudessem contemplar uma sequência didática, um projeto de ensino, ou outro tipo de prática pedagógica.

A professora comentou que aprendeu muito com esse trabalho, pois muita coisa que se discutia durante seu percurso, hoje faz parte de disciplinas obrigatórias aplicadas por ela. “As disciplinas de Instrumentação à Disciplina de Didática e a de Estágio Curricular incorporam muitas das coisas que percebi que faziam a diferença na formação desses alunos”, concluiu a premiada.

Prêmio – a docente receberá um prêmio de R$ 20 mil, diploma e troféu – uma réplica da escultura da artista plástica Vera Lucia Richter. Além disso, como projeto vencedor estará, em detalhes, na próxima série Textos FCC, publicação da Fundação Carlos Chagas.

Serviço – a cerimônia de premiação da 9ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques acontecerá no dia 22 de novembro de 2019, das 09h00 às 13h00, no Auditório Prof. Dr. Ângelo Barone Netto, que fica na Av. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala, São Paulo (SP).

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 13.11.2019

Palavra chave:
Taitiâny Kárita Bonzanini Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques licenciaturas em Ciências Agrárias e ciências Biológicas educação básica instrumentalização do professor