Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens da ESALQ comemora 50 anos

Docentes do PPG-CAP (crédito: Gerhard Waller)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) comemorou na manhã desta sexta-feira, 12/02, o jubileu de ouro de um dos seus mais tradicionais programas de pós-graduação: Ciência Animal e Pastagens (PPG-CAP). Este PPG iniciou suas atividades por meio de seu curso de Mestrado em 1966 e, 32 anos depois, em 1998, passou a oferecer a modalidade Doutorado. Durante os cinquenta anos de existência, o PPG-CAP já titulou 540 mestres e 177 doutores.

A cerimônia, ocorrida no Salão Nobre do Edifício Central da ESALQ, recebeu autoridades acadêmicas e do setor produtivo, docentes, estudantes, servidores técnicos e egressos do PPG-CAP. A mesa central foi composta pelo vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, pelo diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, professor Raul Machado Neto, pelo coordenador da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros da Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Clóves Cabreira Jobim, pelo chefe do Departamento de Zootecnia da ESALQ, professor Alexandre Vaz Pires, pelo presidente da Comissão de Pós-graduação da ESALQ, professor Severino Matias de Alencar e pelo coordenador do PPG-CAP, professor José Fernando Machado Menten.

Para o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, é uma satisfação ver o PPG-CAP completar cinquenta anos com intensa atividade acadêmica e de pesquisa. “A USP tem muitos programas de pós-graduação chegando a essa marca histórica, mas vale destacar a jovialidade e a vitalidade deste PPG, que é anterior à própria regulamentação da pós-graduação no Brasil e na Universidade de São Paulo, ou seja, este PPG ajudou a criar o próprio conceito de pós-graduação vigente no país”.

O diretor da ESALQ fez uma reflexão sobre o significado do jubileu de ouro. “Os cinquenta anos deste programa de pós-graduação nos orgulha e nos remete a um olhar reflexivo. Dos 17 programas de pós-graduação da ESALQ, sete atingiram o conceito máximo 7 na avaliação da Capes, o de Ciência Animal e Pastagens entre eles. Tal êxito nos permite render uma justa homenagem aos servidores aposentados e da ativa que souberam garantir o elo histórico de continuidade e transcenderam gerações na construção da base filosófica da pós-graduação da ESALQ e da USP”.

O professor Menten comentou sobre as contribuições do PPG-CAP e os novos desafios. “Nesses 50 anos disseminamos nossos egressos para um grande número de outras universidades e assim eles ajudaram a formar cursos de graduação e pós-graduação nessa área. Além disso, muitos foram trabalhar no setor produtivo e hoje ocupam posições de liderança. Nós tingimos os níveis de excelência exigidos na pós-graduação e o desafio é manter essa excelência, mantendo a produtividade em pesquisa com mais qualidade e continuando a formar profissionais capacitados e pesquisadores para instituições públicas e privadas”.

Após a sessão de pronunciamentos, foram feitas homenagens aos coordenadores do programas e funcionários envolvidos com as atividades de secretaria do PPG-CAP a partir de projeções de imagens em telão. Assim foram lembrados os docentes: Aristeu Mendes Peixoto (in memoriam), Vidal Pedroso de Faria, Abel Lavorenti, Irineu Umberto Packer (in memoriam), Valdomiro Shigueru Miyada, José Eurico Possebon Cyrino, Sila Carneiro da Silva, Alexandre Vaz Pires e José Fernando Machado Menten; e os servidores: Giovana Maria de Oliveira, Eleonora Beatriz Schrank Baeza, Alexandre Yassuchiro Sato e Sandra Vicente Augusto.

Os egressos foram reverenciados em uma sequência de relatos projetos em vídeo. “Os egressos do PPG certamente são um de seus maiores patrimônios, pois é por meio deles que o conhecimento adquirido é transferido e novos conhecimentos, com a formação e treinamento de novos alunos, são gerados. Por isso eles são muito importantes para nós e não poderiam deixar de participar desta comemoração”, ilustrou o professor Sila Carneiro da Silva, responsável pelo cerimonial do evento. Alexandre Pedroso é egresso do PPG-CAP e apontou as contribuições do programa para sua formação e atuação no mercado de trabalho. “Meu trabalho hoje é de consultoria técnica para equipes de campo e para isso preciso de uma base sólida na área que atuo, nutrição animal. E o programa aqui na ESALQ é o mais conceituado no Brasil e a minha bagagem técnica eu devo à minha passagem por aqui, que possibilitou que eu aproveitasse ótimas oportunidades durante minha carreira”.

Clique aqui e confira o vídeo especial com depoimentos de egressos do PPG-CAP.

Texto: Caio Albuquerque (12/02/2016)

Palavra chave:
zootecnia lzt