Programa Profissões na ESALQ já recebeu quase 8 mil estudantes

O programa "Profissões na ESALQ" já atendeu mais de 7.600 alunos (Foto: Lucas Infante Cagale)
Editoria:

A Universidade de São Paulo oferece vários programas de inclusão para alunos de ensino médio público, como por exemplo o “Universidade e as Profissões”, iniciativa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), realizado em todos os campi, nos meses de junho e agosto, quando cada Unidade recebe estudantes para conhecerem seus cursos; Feiras de Profissões em campi do Interior e no campus de São Paulo nos meses de junho e agosto, além de disponibilizar vídeos institucionais direcionado aos estudantes de ensino médio.

No campus de Piracicaba, motivar, estimular e despertar o interesse dos jovens estudantes de ensino médio é a proposta do Programa “Profissões na ESALQ”, que em abril de 2017 completou seu sexto ano de atividades, atendendo estudantes do ensino médio de Piracicaba e região. “Essa iniciativa possibilita a aproximação de jovens ao ambiente universitário de forma participativa e dinâmica”, explica Sueli Pereira Nunes, da Divisão de Comunicação da ESALQ e coordenadora do projeto.

Em visitas agendadas, são realizadas apresentações da estrutura de ensino da USP-ESALQ, atividades práticas e vivências no Campus. Essas ações oportunizam a proximidade com os alunos da graduação, permitindo que os alunos possam sanar dúvidas referentes aos sete cursos da universidade: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental.

Desde sua criação, o “Profissões na ESALQ” atendeu mais de 7.600 estudantes do Ensino Médio, de 223 escolas públicas. Na ESALQ, os participantes receberam informações e orientações a respeito das formas de ingresso em uma universidade pública, o funcionamento do vestibular da Fuvest e a oferta de vagas via SiSU, além de esclarecimentos acerca dos Programas de Inclusão Social e de Permanência da USP.

Um dos diferenciais do Programa é possibilitar meios e instrumentos para o estímulo de uma escolha profissional, com oficinas de projeto de vida. “Essa atividade consiste na busca de autoconhecimento e conhecimento sobre o meio circundante, ação que permite tomar uma decisão mais consciente e diminua o nível de indecisão vocacional dos estudantes, promovendo o método de assimilação para descobrirem suas aptidões e inclinações profissionais”, complementa Sueli, que recebe os alunos de Piracicaba e região nas manhãs de quarta e sexta-feira.

A prática social promovida pelo Programa faz com que diversos alunos, que não teriam oportunidades de conhecer uma universidade pública, entendam seu desenvolvimento, o que ela oferece e, principalmente, saber como graduar-se. Oferecer com clareza essas informações aos estudantes permite que eles entendam que, por mais difícil que seja, ter acesso à universidade púbica e gratuita é algo que está ao alcance de todos.

“Para a ESALQ é importante que esses estudantes recebam informações e orientações de forma qualificada e permanente. Como motivação, sempre lembramos aos nossos visitantes o lema do programa: Faça da USP seu projeto de vida”, finaliza a coordenadora do projeto.

Informações no site www.facebook.com/profissoes.esalq ou e-mail profissoes.esalq@usp.br .

Texto: Caio Nogueira, estagiário da Divisão de Comunicação

Revisão: Caio Albuquerque

o programa possibilita meios e instrumentos para o estímulo de uma escolha profissional (Foto: Sueli Pereira Nunes)