Projeto Corredor Caipira premia fotos da biodiversidade do interior paulista

Imagem escolhida pelo Júri Popular: Olhos amarelos, de Rodrigo Borges Missano

Com o objetivo de valorizar a agrobiodiversidade e fortalecer as relações entre a cultura e a natureza da região de Piracicaba, em São Paulo, o projeto Corredor Caipira, realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, premiou imagens que destacassem a biodiversidade do interior paulista.

Realizado entre os meses de junho e julho, o concurso de fotos Conectando Paisagens e Pessoas considerou os seguintes subtemas: agroecologia; relações entre cultura e meio ambiente; relações entre o ser humano e a natureza; e biodiversidade nativa regional (flora e fauna). Foram inscritas 343 fotos produzidas por 71 pessoas, entre fotógrafos profissionais e amadores. Fauna caipira, de Eduardo Kiehl, foi a fotografia escolhida como vencedora pelo Júri Técnico. Já Olhos amarelos, de Rodrigo Borges Missano, foi a imagem mais votada pelo público e a vencedora do Prêmio Júri Popular. Ambos os autores ganharão um passeio de balão pela região de Piracicaba, com direito a um acompanhante. (Confira matéria completa no Jornal da USP)

O projeto Corredor Caipira tem como objetivo fazer a restauração florestal em 45 hectares nos municípios de Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro e Anhembi, localizados no interior paulista, formando corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no Estado de São Paulo.

O concurso de fotos faz parte de uma ação para promover o engajamento de pessoas, comunidades e instituições por meio da realização de um processo dialógico de educação ambiental para a agroecologização local. “Acreditamos que a sociedade deve estar envolvida nesse processo de transformação. Precisamos conectar essas pessoas com processos de formação, com educação ambiental, para que as ações façam sentido para as pessoas e elas façam parte dessa transformação”, afirma o engenheiro agrônomo Henrique Campos, que é um dos coordenadores técnicos do projeto.

A expectativa é a de criação de uma rede comprometida com a transformação socioambiental, que traga à tona o papel e a importância de sistemas agroecológicos e da cultura caipira como mobilizadores de envolvimento e união de toda a comunidade.

Além da Esalq, a iniciativa conta com a participação da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Mais informações no site https://corredorcaipira.com.br, no Instagram @corredorcaipira e no Facebook www.facebook.com/corredorcaipira.

(Confira matéria completa no Jornal da USP)

Do Jornal da USP, com informações do Corredor Caipira e Canal da Lili