Projeto desenvolve atividades lúdicas para o ensino de Ciências

Estudantes da Escola Paulo Luiz Valério em Piracicaba (crédito: Thalita Vitoriano)
Editoria:

Neste episódio do Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque conversa com a bióloga, professora e pesquisadora Thalita Vitoriano, mestranda do programa de pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da USP em Piracicaba. (OUÇA O PODCAST)

Recentemente Thalita apresentou suas práticas no Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM – LEVEL 5), realizado de 2 a 4 de novembro de 2023 no Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) em Brasília/DF. Os trabalhos apresentados em formato de pôster envolveram práticas desenvolvidas pela professora Thalita com os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, incluindo um jogo da memória sobre Zoonoses Tropicais e um insetário virtual criado na plataforma Padlet.

Trabalho foi apresentado no Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia

No podcast ela conta como o uso dessas novas plataformas eletrônicas tem melhorado a relação ensino-aprendizagem uma vez que elas dialogam com a maneira como as novas gerações consomem conteúdo.

Na Esalq, Thalita é orientada pela professora Rosebelly Nunes Marques, do departamento de Economia, Administração e Sociologia. Sua pesquisa é realizada ainda no âmbito do grupo de pesquisa e extensão Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (CRECIN).

CLIQUE AQUI E OUÇA NO PODCAST ESTAÇÃO ESALQ A ENTREVISTA COM A PESQUISADORA

Texto: Caio Albuquerque (29/11/2023)

Thalita Vitoriano durante o Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM ) - acervo pessoal
Insetário virtual (acervo pessoal)