Projeto resulta em cartilha sobre o Serviço de Inspeção Municipal

Daniele Maffei, docente do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq (crédito: Denise Guimarães)
Editoria:

Contribuir para a reestruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município de Araras/SP. Esse é o objetivo de um projeto realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura Municipal de Araras.

Intitulado "Difundindo conhecimento em segurança dos alimentos", o projeto aproxima a universidade da sociedade. “Isso acontece a partir da realização de atividades extensionistas que informam os produtores sobre a importância do registro junto a este órgão, bem como orientá-los quanto às boas práticas necessárias à produção e comercialização de produtos de origem animal”, declara a professora Daniele Maffei, docente do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, coordenadora da iniciativa.

Cartilha – A primeira etapa da parceria resultou na elaboração de uma cartilha de orientação sobre a reestruturação do SIM. A publicação tem como objetivo disseminar informações sobre as atribuições desse órgão e sua importância para a garantia da qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal produzidos e comercializados no município. (clique aqui e acesse o material)

O trabalho é conduzido por Natália Amaral Ambrósio, Médica Veterinária da Prefeitura de Araras/SP e pela equipe coordenada pela professora Daniele Maffei, responsável pelo Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (Gema²) e pesquisadora do Food Research Center (FoRC).

Texto: Caio Albuquerque (4/5/2023)