Projetos da Esalq foram contemplados no Desafio USP Cidades Sustentáveis

O programa USP Municípios divulgou o resultado do DESAFIO USP – Cidades Sustentáveis 3 projetos envolvendo docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) foram contemplados.

A iniciativa selecionou 27 projetos (de um total de 132 propostas) de 19 Unidades da USP, reunindo alunos e alunas de Graduação e Pós-Graduação que trabalharão em diferentes temáticas voltadas para responder questões vinculadas ao ODS 11 com foco na resolução de problemas dos municípios.

Os projetos da Esalq inseridos nessa seleção abrangem temas como gestão da arborização, a relação entre agricultores e consumidores e uso adequado da vegetação.

Projetos – Com o título “Proposta para implementação do Programa de Gestão Digital da arborização urbana na cidade de Piracicaba”, este projeto será coordenado pelo professor Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, do departamento de Ciências Florestais. A ação propõe a gestão das árvores de forma mais eficaz com a otimização de recursos humanos e operacionais disponíveis, bem como proporcionar redução significativa nos custos, além de diminuir o número de acidentes/danos ou prejuízos decorrentes da queda de árvores na cidade.

“Conectando agricultores urbanos e consumidores para o desenvolvimento sustentável em Piracicaba”, coordenado pela professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, trabalhará para a promoção da agricultura familiar e agricultura urbana sustentável de forma a conectar os produtores locais com as comunidades que precisam de alimentos.

Finalmente, o projeto “Uso adequado da vegetação para redução da vulnerabilidade socioambiental em áreas urbanas”, que tem coordenação do professor Edmilson Dias de Freitas, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e vice coordenação da professora Vânia Galindo Massabni, do departamento de Economia, Administração e Sociologia, será desenvolvido com propostas para o município de São Paulo.

Cena – Do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), unidade de pesquisa do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba foi contemplado o projeto Associação Barco Escola da Natureza (Americana - SP) em um contexto de Educação Ambiental: conjunto de ações visando à conscientização de estudantes do ensino médio e fundamental sobre mananciais de água, espaços de lazer e poluição. O projeto terá o professor Ernani Pinto como coordenador.

USP Municípios – A USP está presente em 22 cidades no Estado de São Paulo, com campi em São Paulo, Bauru, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba, Santos e São Carlos, e unidades de pesquisa em São Sebastião, no litoral do Estado, e em Montenegro, Rondônia. Nestes locais, a presença da Universidade é referência, gerando impacto econômico e desenvolvimento, por meio do ensino, da pesquisa e do trabalho junto à sociedade. É para alcançar também as demais cidades do Estado de São Paulo que foi criado o programa USP Municípios, com o objetivo de melhorar e criar novas políticas públicas para os cidadãos dos municípios.

A missão do USP Municípios é construir parcerias com municípios paulistas para o incremento de políticas públicas que resultem em desenvolvimento sustentável, com base em valores como: ética, responsabilidade, inovação, justiça social, sustentabilidade e efetividade.

Saiba mais em https://municipios.usp.br/