Reitor da USP empossa novos dirigentes da Esalq

Thais Vieira e Marcos Milan (crédito: Denise Guimarães)

Na manhã da última sexta-feira, 17 de março de 2023, o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, esteve na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) para empossar a diretora e o vice-diretor da instituição, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Marcos Milan. A cerimônia, que aconteceu na Sala Centenário (Edifício Central), contou com presenças de autoridades municipais, membros da comunidade esalqueana, familiares e amigos.

O dispositivo de posse esteve composto pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; pela Secretária Geral da USP, Marina Gallottini; pelo diretor da Esalq gestão 2019 a 2023, Durval Dourado Neto; pelo vice-diretor da Esalq gestão 2019 a 2023, João Roberto Spotti Lopes, por Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Marcos Milan, novos dirigentes da Esalq.

A cerimônia

A posse teve início com uma surpresa especial para a diretora Thais Vieira, momento em que houve apresentação de um grupo coral regido pelo seu pai, maestro Nelson Norberto de Souza Vieira, primeiro regente da Esalq. Com ele, estavam seus primeiros alunos, que interpretaram ‘Uma benção antiga’ (autoria de Denes Agay e tradução de Fred Spann) e ‘So ben mi chi à bon tempo’ (autoria de Oragio Vecchi). Vieira permaneceu na instituição entre 1989 e 1997.

Na sequência, aconteceram os atos oficiais da cerimônia, começando pela leitura dos Termos de Compromisso pelos professores Thais Vieira e Marcos Milan como diretora e vice-diretor da Esalq. Logo após, a professora Marina Gallottini, secretária geral da USP, realizou a leitura de posse, seguida de assinatura do reitor da USP, Carlos Alberto Carlotti Júnior e dos dirigentes da Esalq.

A troca das vestes talares aconteceu à frente dos dirigentes da USP. Inicialmente, o diretor gestão 2019/2023, Durval Dourado Neto, entregou a Samarra para a atual diretora, Thais Vieira. Esta foi vestida na diretora com auxílio do cerimonial. A Samarra é uma vestimenta complementar das vestes doutorais, próprias do Cerimonial Universitário. Remonta à tradição multissecular da colenda Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram o protocolo acadêmico. A Samarra se inspira numa antiga vestimenta campesina europeia, feita de velocino ou tecido especial, como a seda ou o veludo. A Samarra ou Capelo é usada por cima, sobrepeliz.

Em seguida, Dourado Neto fez a entrega da Borla para Thais Vieira. A Borla tem, na cor branca, o simbolismo idêntico ao do Capelo. Na Universidade é insígnia complementar das vestes talares, indicativas do poder institucional e temporal inerente ao cargo de reitor e diretores.

Ao receber a Samarra e a Borla das mãos do diretor da gestão 2019/2023, tornaram-se empossados os professores Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Marcos Milan, cuja gestão seguirá até janeiro de 2027.

Finalizando os atos oficiais de posse, houve o descerramento do quadro do Prof. Durval Dourado Neto, que integrará a galeria de diretores da Esalq.

Os discursos

Gratidão, consciência e inspiração foram as palavras iniciais do discurso da diretora empossada, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira. “Gratidão por ter sido aluna da Esalq e, hoje, nessa posição, poder retribuir e contribuir para a nossa instituição, com plena consciência sobre a responsabilidade de ser Diretora de uma Escola que, em breve, completará 125 anos, exige. Esse senso de reponsabilidade é acompanhado de inspiração para trabalhar muito nos próximos quatro anos, pois nosso futuro deve honrar o passado”.

A diretora já completou dois meses na diretoria da Esalq e, finalizando sua fala, comentou que a pergunta mais recorrente que tem tido é “Qual marca a sua gestão gostaria de deixar?”. Ela responde – “Vislumbramos deixar um legado. Uma marca imaterial, de boa gestão, pautada nos valores da Universidade pública e no atendimento ao beneficiário maior, que é a sociedade”.

O Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou ser uma honra estar de volta à Esalq, uma das unidades fundadoras da USP e das mais importantes escolas de Agronomia do País.

Para ele, a eleição da professora Thais para Diretora da Esalq representa uma mudança na Universidade de São Paulo. “Nos últimos anos, a USP registrou aumento de estudantes mulheres na graduação e pós-graduação, além dos cargos de chefia. Além disso, a decisão da comunidade universitária da Esalq de eleger a professora Thais e o professor Marcos Milan dialoga com os rumos que a reitoria tem empregado na atual gestão, de valorizar a inclusão e o pertencimento e de estimular a inovação enquanto processo de transferência do conhecimento para a sociedade, de maneira a melhorarmos a qualidade de vida dos paulistanos e dos brasileiros.

Clique aqui para assistir a cerimônia completa.

Alicia Nascimento Aguiar