Reitoria da USP lamenta o falecimento do professor da Esalq, Joaquim José de Camargo Engler

Crédito: Paulo Soares

A Reitoria da USP lamenta profundamente o falecimento do professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Joaquim José de Camargo Engler, ocorrido no dia 23 de julho. O professor deixa legado de brilhante atuação na gestão administrativa e acadêmica da USP e de importantes órgãos científicos brasileiros.

Nascido em Campinas, em 30 de janeiro de 1942. Engler se formou em Engenharia Agronômica pela Esalq em 1964, concluiu o mestrado em 1969 e o doutorado em 1971, ambos na Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Trabalhou como professor visitante contratado no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal, de 1972 a 1976. Foi assessor técnico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, de 1975 a 1981, e do Ministério da Educação de 1972 a 1986.

Na Esalq, foi coordenador da pós-graduação, presidente da comissão de pós-graduação por dois mandatos e, em 1982, se tornou diretor da Escola. Importante conquista de sua gestão à frente da Esalq foi a criação formal do campus “Luiz de Queiroz”, em 1985.

Nesse mesmo período, o professor, além de estar na Diretoria da Unidade, também foi o primeiro prefeito do campus. Ao término de seu mandato, foi convidado pelo então reitor da USP, José Goldemberg, para ser assessor técnico de Planejamento.

Na Reitoria, Engler foi chefe de Gabinete do Reitor, coordenador da Coordenadoria de Administração Geral (Codage) e presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP), instância ligada ao Conselho Universitário. Foi um dos responsáveis pela criação do Anuário Estatístico da Universidade, em 1987.

Na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sua trajetória teve início como coordenador da área de Ciências Agrárias até ser nomeado, em 1993, como diretor administrativo da Fundação, cargo que exerceu até 2017.

Neste momento de consternação, a Reitoria se solidariza com a família do professor Engler, com a comunidade acadêmica da Esalq e com os amigos da Fapesp.

Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do professor.

Texto: Reitoria USP | 23.07.2023