Revista científica da ESALQ tem novo editor chefe

Versão para impressãoEnviar por email
Paulo Cesar Sentelhas, durante cerimônia de posse (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria: 
Como parte das iniciativas do mês de outubro, comemorativas da 58ª Semana Luiz de Queiroz, a diretoria da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e a Comissão Editorial da Revista Scientia Agricola, realizaram ontem, 01/10, a cerimônia de posse do novo editor chefe do periódico científico.
 
Assim, Paulo Cesar Sentelhas, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ, assumiu a função de editor-chefe da Revista Scientia Agricola, em decorrência da cessação da designação do professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni.
 
A cerimônia foi conduzida pelo diretor da Escola, Luiz Gustavo Nussio, que destacou a revista como importante ferramenta de visibilidade institucional. “A Scientia Agricola é uma janela de visibilidade e observação internacional da nossa instituição. A ESALQ é pródiga em construir ações duradouras, que cultivam sua história e garantem nossa excelência e essa publicação é certamente uma dessas iniciativas”.
 
Em sua fala, o novo editor ressaltou a qualidade editorial da revista. “Conseguimos atingir um alto nível de excelência entre as publicações científicas nacionais com padrão internacional, e o desafio será manter este patamar, pois cada artigo publicado em nossas edições passa por um crivo de qualidade bem rígido”.  
 
A publicação é responsável pela divulgação de artigos originais que contribuam para o desenvolvimento das ciências agrárias, ambientais e biológicas. Até a última avaliação a revista encontrava-se no estrato A2 na área de Ciências Agrárias I. Na avaliação de 2015, a publicação atingiu o nível máximo (A1) graças à sua constante melhoria, permanecendo, nos últimos cinco anos, com fator de impacto (F1) acima de 0,7. Com isso, a Scientia Agricola se junta aos Anais da Academia Brasileira de Ciências e à Genetics and Molecular Research como os únicos três periódicos científicos brasileiros a atingir o grau máximo do Qualis/CAPES.
 
Histórico - Criada em 1944, como Anais da ESALQ, inicialmente, a publicação só editava artigos e resultados de pesquisas da instituição. Depois, com o propósito de mudar esse caráter de revista institucional e promover uma abertura à pesquisadores e professores de outras instituições do Brasil e do exterior, a partir de 1992 passou a se chamar Scientia Agricola.
 
Em 2000, a revista passou a editar quatro números por ano. Eram três desde 92. A partir de 2004, para atingir um padrão internacional, passou a ser bimestral e um ano antes, ainda buscando este modelo, todos os artigos passaram a ser publicados em inglês.
 
Acesse a publicação na base Scielo .
 
Texto: Caio Albuquerque (02/10/2015)
Paulo Cesar Sentelhas, Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni e Luiz Gustavo Nussio (Crédito: Caio Albuquerque)
Palavra chave: 
scientia agricola paulo cesar sentelhas leb