Trabalhos foram premiados pela Sociedade Brasileira de Zootecnia

Em 8 de dezembro de 2020, a Sociedade Brasileira de Zootecnia realizou sua tradicional reunião periódica na qual confere premiações à membros de destaque da comunidade acadêmica e científica.

A reunião aconteceu on-line e reconheceu trabalhos desenvolvidos nos anos de 2018 e 2019. Na oportunidade, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) foi destaque recebendo três premiações recebidas por estudos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens.

O Prêmio Nicolau Athanassof, de melhor dissertação defendida em 2018, foi para a o estudo “Association of predicted deleterius single nucleotide polymorphisms with carcass traits in meat-type chickens”. A autoria é de Priscila Anchieta Trevisoli, com orientação do professor Luiz Lehmann Coutinho. (Acesse a dissertação).

Cesar Poli, da UFRGS, é presidente da Comissão Avaliadora deste prêmio e, para ele, trata-se de um trabalho inédito onde verificou-se a possibilidade de avanço tecnológico em melhoramento genético com efeitos direto e indiretos e impacto no setor produtivo. “Tem uma estrutura adequada e consistência entre objetivos e resultados. Apresenta ainda análises claras e uma adaptação de metodologia que permitiu descobrir mutações casuais do genoma e por isso consideramos uma dissertação de impacto para a sociedade”.

No Prêmio Professor Octávio Domingues, a melhor tese defendida em 2019 foi “Strategies to improve kernel processing and dairy cow performance in whole-plant corn silage based on vitreous endosperm hybrid”. A autoria é de Gustavo Gonçalves de Souza Salvati, com orientação do professor Luiz Gustavo Nussio. (Acesse a tese).

Para Milene Puntel Osmari, da UFSC, presidente da Comissão Avaliadora do prêmio, trata-se de uma tese pensada na aplicabilidade do setor. “Traz bastante impacto e os resultados podem ser prontamente empregados em campo e podem trazer retorno muito grande para a produção animal. Os objetivos são condizentes com a discussão e os resultados obtidos são uma grande contribuição para a cadeia produtiva”.

Na entrega do Prêmio Geraldo Gonçalves Carneiro, que reconhece a excelência de artigos publicados, o melhor artigo publicado em 2018 foi “Strategic grazing management towards sustainable intensification at tropical pasture-based dairy systems”. O trabalho, que está publicado no Science of Total Environment, tem como autores Guilhermo F.S. Congio, Camila D.A Batalha, Marília B. Chiavegato, Alexandre Berndt, Patrícia P.A. Oliveira, Rosa T.S. Frighetto, Thomas M.R. Maxwell, Pablo Gregorini e o professor Sila Carneiro da Silva. (Acesse o artigo).

Segundo Marcos Jácome de Araujo, da UFPI, presidente da Comissão Avaliadora, os artigos premiados têm como base critérios inovação e relevância para a área, qualidade na redação e conteúdo, clareza e consistência entre objetivos e a metodologia utilizada, resultados obtidos e conclusões estabelecidas, profundidade e atualidade das discussões e contribuições para o avanço do conhecimento teórico ou prático na área de zootecnia.

Assista a cerimônia da SBZ na íntegra clicando aqui.

Texto: Caio Albuquerque