Tributo ao professor Antonio Fernando Lordelo Olitta

O docente ao lado da esposa Ana (acervo pessoal)
Editoria:

É com pesar que recebemos em 8 de junho de 2021 a triste notícia do falecimento do nosso Mestre e Inspirador professor Antonio Fernando Lordelo Olitta. Engenheiro Agrônomo formado pela Esalq/USP em 1964, doutor pela mesma Instituição em 1970, com Pós-Doutorado na University of California - Davis (1971-1973), recebeu o título de Professor Livre docente na Esalq em 1981 e o cargo de Professor Titular em 1990.

Com o falecimento do Prof. Olitta, a Engenharia de Irrigação no Brasil perde um de seus fundadores e grande colaborador, responsável por significativos avanços na eficiência do uso da água na agricultura irrigada, com base em suas pesquisas pioneiras na USP em irrigação por gotejamento, nas culturas de morango, figo, ameixa e melão, sob condição de cultivo tropical e fertirrigação.

Em 1977 lançou o livro “Os Métodos de Irrigação” que serviu de base para a nossa formação na área de irrigação. Em 1978 criou o Programa de Mestrado em Irrigação e Drenagem no Departamento de Engenharia Rural da Esalq e em 1990 iniciou o Programa de Doutorado, os quais deram origem ao atual Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas, desenvolvido no atual Departamento de Engenharia de Biossistemas na Esalq.

Idealizou no Departamento de Engenharia Rural o primeiro Laboratório de Irrigação do Brasil, que serviu de modelo para outras universidades e centros de pesquisa e que possibilitou o desenvolvimento e o aprimoramento de diversos dispositivos e equipamentos de irrigação fabricados pela indústria nacional. Implementou na Fazenda Areão a Estação Experimental em Agricultura Irrigada do Departamento de Engenharia de Biossistemas.

Foi Chefe de Departamento e Coordenador dos Programas de Pós-Graduação que criou. Foi membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e membro do Comitê Assessor de Engenharia Agrícola, Alimentos e Florestais do CNPq. Amante das flores e das pescarias pelo Brasil, dedicou-se a esses hobbies nos últimos anos ao lado de sua amada esposa Ana (in Memoriam), tendo sido presidente da Associação Orquidófila Piracicabana. Tivemos o grande privilégio de termos trabalhado com ele ao longo de sua carreira docente na Esalq e somos muito gratos pelos ensinamentos de vida que nos deixou.

Texto: Rubens Duarte Coelho, José Antonio Frizzone e Sergio Nascimento Duarte

O docente era amante de orquídeas (acervo pessoal)