Tudo começou no Summer School

Jardar Lindass Bringedal reside em Haugesund, na Noruega (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

O Summer School 2023 termina neste dia 4/8, mas em 2019, na última edição presencial do evento antes da pandemia, o jovem norueguês Jardar Lindass Bringedal conheceu o Brasil pela primeira vez. Estudante de Gestão Ambiental na NMBU (Norwegian University of Life Sciences), em julho daquele ano ele chegou em Piracicaba para participar do programa que Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) promove anualmente.

Estudantes da Esalq e de outras nacionalidades se reúnem no Summer School (que este ano chegou na sétima edição), em uma programação intensiva de duas semanas na qual percorrem propriedades agrícolas, empresas, cooperativas e outras instituições ligadas ao agro dentro do tema agricultura tropical de base biológica. “O Brasil é um país bem diferente da Noruega e eu que queria conhecer outras culturas, outros idiomas como eu cursava Gestão Ambiental o Brasil foi uma escolha clara pois é um país que possui uma grande diversidade ambiental. No Summer School, tive a oportunidades de ir além da sala de aula e ter a experiência real nas visitas em fazendas e empresas”.

Jardar aproveitou a estadia, conversou com o Serviço de Atividades Internacionais da Esalq e ficou para os dois semestres seguintes. “Adorei o clima aqui, tem sol todos os dias e as pessoas aqui na Esalq me receberam de braços abertos. Foi muito fácil fazer novos amigos. De fato, aqui tanto o clima quanto as pessoas são muito calorosas”.

Na Esalq cursou disciplinas diversas, em áreas como Agronomia, Química, Manejo Florestal e uma das experiências mais marcantes desse período foi uma viagem realizada com estudantes da Esalq para a Floresta Amazônica. “Ficamos uma semana na Amazônia, foram atividades práticas que possibilitaram aprender muito sobre a natureza. Também me dediquei em aprender a Língua Portuguesa para poder acompanhar o ritmo das aulas”.

Com o início da pandemia, o governo norueguês estabeleceu um prazo bem curto para que seus cidadãos voltassem ao País antes do fechamento das fronteiras. “Tive que voltar às pressas, mas levei comigo a intenção de voltar ao Brasil”. E ele voltou.

Em 2023 ele permaneceu por sete meses fazendo estágio na Embaixada da Noruega em Brasília. “Lá fiz um pouco de tudo, auxiliei em reuniões, eventos, seminários e viagens em atividades de parceria com o governo brasileiro”.

Agora já formado em Gestão Ambiental e Economia, Jardar retornará ao país de origem para ser professor de Inglês e Norueguês. “Da minha experiência no Brasil levo uma cabeça mais aberta pois aqui desenvolvi novas amizades e perspectivas. Agradeço muito os professores e alunos da Esalq”. Na Noruega, Jardar ainda pretende fazer mestrado em Economia voltado para a esfera ecológica.

Texto: Caio Albuquerque (4/8/2023)

Fernanda Roncato, do Serviço de Atividades Internacionais da Esalq e Jardar Bringedal (crédito: Gerhard Waller)