TV USP Piracicaba e TV Câmara assinam parceria

João Roberto Spotti Lopes, Alicia Nascimento Aguiar, Gilmar Rotta, Felipe Marchiori e Durval Dourado Neto (crédito: Gerhard Waller)

No ano em que completa 10 anos, a TV USP Piracicaba dá um importante passo em sua trajetória. Na tarde desta segunda-feira, 9 de março, foi assinado um termo de cooperação entre a TV universitária e a TV Câmara de Piracicaba. A confirmação oficial da parceria aconteceu no gabinete da Diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), com a presença dos dirigentes das duas entidades.

A partir da assinatura, as instituições parceiras lançam o projeto de coprodução de dois produtos audiovisuais: um documentário sobre a prática de agricultura familiar na região de Piracicaba e, um segundo documentário, abordará o movimento da cultura negra na cidade.

Para o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, a parceria possibilita mais uma oportunidade de prestar contas com a sociedade. “Para a Esalq, a importância dessa parceria é a possibilidade de divulgarmos à sociedade o que desenvolvemos no nosso dia-a-dia. De maneira geral, no passado, não havia a preocupação de comunicarmos nossas ações que influenciam na vida do cidadão e esse convênio nos ajuda a prestar conta do que fazemos aqui nas grandes áreas em que atuamos como Ambiental, Alimentos, Agricultura e Pecuária”.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta, a assinatura do convênio leva conhecimento para a população local. “Isso é importante para Piracicaba e região, pois leva o conhecimento produzido pelas duas entidades para a população que pode assistir as programações das duas TVs”.

Histórico – A aproximação entre as duas TVs nasceu, originalmente, da ideia de exibir na grade da TV Câmara uma série de entrevistas feitas pela TV USP com os candidatos à prefeito de Piracicaba no pleito de 2016. Dado o êxito da iniciativa, nos anos seguintes da TV Câmara abriu espaço em sua grade para a inserção de parte dos conteúdos produzidos pela TV USP, ação que ainda hoje se mantem com os telejornais “TV USP Informa” e “Noticiero Cientifico y Cultural Iberoamericano”, além dos interprogramas “Lugares do Campus”, “Esalq Notícias” e os programas de variedades “Especiais TV USP” e “Tela ABTU”.

A programação da TV USP Piracicaba pode ser assistida no canal 13 da NET-Piracicaba, nos perfis tvusppira no facebook e youtube ou no site da TV USP. Já a TV Câmara pode ser sintonizada nos canais 60.4 (UHF digital), 4 da NET-Piracicaba, 9 (Vivo TV) ou pelo site da Câmara.

Texto: Caio Albuquerque (09/03/2020)