USP É RANQUEADA ENTRE AS 100 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

Vista da Cidade Universitária | Crédito: Marcos Santos

QS World University Ranking, um dos mais importantes rankings universitários do mundo, posicionou a Universidade de São Paulo (USP) no top 100 de melhores universidades. A instituição subiu 30 posições em relação a avaliação anterior, quando ocupava a 115ª posição. Esta é a primeira vez que uma instituição brasileira entra para a lista deste que é considerado um dos mais importantes rankings universitários.

Nesta 20ª edição, entre as quase 3 mil universidades de 104 países analisadas, a USP conquista a 85ª posição, tornando-se a nova líder da América Latina. A elevação de 30 posições é explicada pelo aumento na empregabilidade dos ex-alunos e pela melhora na reputação internacional neste ranking que passou a considerar práticas de sustentabilidade, posicionamento no mercado e relações internacionais na área de pesquisa.

A Universidade mais bem classificada da América Latina também foi avaliada, como em anos anteriores, por ações que envolvem reputação acadêmica, empregabilidade, número de professores por alunos, produção científica e taxa de estudantes oriundos de outros países.

Líderes do ranking

1. MIT (EUA)
  2. Universidade de Cambridge (Reino Unido)
  3. Universidade de Oxford (Reino Unido)
  4. Universidade de Harvard (EUA)
  5. Universidade Stanford (EUA)
  6. Imperial College London (Reino Unido)
  7. ETH Zurich (Suiça)
  8. Universidade Nacional de Singapura (Singapura)
  9. University College London (UCL – Reino Unido)
  10. Universidade da Califórnia (EUA)

Universidades brasileiras no ranking

• 220º Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • 371º Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ)
  • 419º Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • 595º Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • de 691º a 700º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • de 691º a 700º Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • de 731º a 740º Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • de 801º a 850º Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • de 801º a 850ºUniversidade de Brasília (UnB)

Confira mais informações no Jornal da USP via link https://jornal.usp.br/institucional/pela-primeira-vez-uma-universidade-brasileira-esta-entre-as-100-melhores-em-ranking/ .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (28/6/2023)