Vale do Piracicaba é lançado oficialmente

Versão para impressãoEnviar por email
Reunião na Acipi (crédito: Luciana Joia de Lima)

Na tarde da última quinta-feira (5), foi lançado oficialmente a campanha “AgTech Valley”, na sede da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). O projeto idealizado pela ESALQTec Incubadora Tecnológica, em parceria com o Canatec Coworking e o apoio da ESALQ, pretende colocar Piracicaba no mapa do agronegócio mundial.“Queremos chamar a atenção do Brasil e do mundo e reconhecer a cidade de Piracicaba como um grande polo de inovação tecnológica na agricultura”, afirma Sergio Barbosa, gerente executivo da ESALQTec e um dos idealizadores da campanha. De acordo com Barbosa, o envolvimento de toda a cidade é essencial para o sucesso da campanha. “O Vale não tem dono, não é uma iniciativa apenas empresarial, ele pertence à sociedade, queremos que haja envolvimento do cidadão comum nessa campanha, para criar esta identidade, de que somos o Vale do Silício do Agronegócio”, destaca.

O Vale do Piracicaba - A campanha do Vale do Piracicaba é inspirada no Vale do Silício, localizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde estão reunidas as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Facebook, Google e Apple. “O Vale do Silício é um exemplo de empreendedorismo e geração de conhecimento. Piracicaba tem forte presença acadêmica e é, historicamente, um centro tecnológico na produção de cana de açúcar, por exemplo. No Brasil existem outros vales tecnológicos que tem como inspiração o Vale do Silício, porém, nenhum deles voltado ao agronegócio, setor onde o Brasil é mundialmente competitivo”, reitera Barbosa. 

Durante a apresentação da campanha, com a presença de várias autoridades da cidade, incluindo o prefeito Gabriel Ferrato, foi lançado também o site oficial e o “Selo Vale do Piracicaba/Agtech Valley”. O selo é uma identidade visual que pretende reconhecer empresas e demais organizações afiliadas à campanha. “Uma das coisas mais importantes é a identidade cultural de uma cidade, figuras que a tornam conhecidas em qualquer lugar. Em Piracicaba temos o XV (time de futebol), a Rua do Porto, o Rio de Piracicaba, até as famosas pamonhas, mesmo que a cidade não tenha nenhuma tradição no cultivo do milho. Quando se pensar em inovação tecnológica no agronegócio, temos que ser uma referência, o primeiro local que vem à cabeça”, diz Barbosa.

O prefeito Gabriel Ferrato em seu discurso, disse que este projeto é um novo tom para as políticas públicas da cidade. Segundo o prefeito, para recuperar um sistema econômico de forma sustentável, a inovação é o melhor caminho. “Tenho certeza que conseguiremos transformar essa marca em um caminho de crescimento para a cidade, precisamos agregar cada vez mais pessoas neste projeto, desenvolver um plano de desenvolvimento assentado no Vale e fazer o que for necessário para Piracicaba”. 

Para saber mais sobre o Vale do Piracicaba e ter acesso ao selo da campanha, acesse: www.valedopiracicaba.org .

Texto: Thiago Peres, da ESALQTec

(06/05/2016)