Webinar abordou o uso de ingredientes e aditivos alternativos para melhoria de desempenho e saúde animal

Editoria:

Inserido na programação da 63ª Semana Luiz de Queiroz, aconteceu em 07/10 o segundo encontro do A5 Alliance Webinar, com o tema Bio-inputs in animal feeding. A discussão focou no uso de ingredientes e aditivos alternativos para melhoria de desempenho e saúde animal. (Assista).

Moderado pela professora Carla Bittar, do departamento de Zootecnia da Esalq, o painel contou com a participação dos professores Richard Zinn, da University of California – Davis, pesquisador na área de bovinos de corte; Cao Zhijun da China Agricultural University, que trabalha com bovinocultura leiteira e Brunno Cerozi, do departamento de Zootecnia da Esalq, que trabalha com a integração de aquicultura-agricultura.

A conversa começou com uma breve introdução da professora Carla sobre o aumento da demanda de proteína de origem animal, associada à preocupação com a sustentabilidade da produção de alimentos e a pressão dos consumidores para uso de alternativas mais naturais na alimentação.  “Os aditivos alternativos parecem ser uma ferramenta fundamental para atender aos desafios ambientais de amanhã e às expectativas dos consumidores”, ressaltou a docente.

Zinn então falou sobre o uso de monensina, molécula descoberta há cerca de 50 anos, que é o aditivo mais utilizado na alimentação de gado em todo o mundo. O pesquisador fez um breve histórico do uso de monensina nos confinamentos e justificou seu uso devido às respostas consistentes em termos de melhor eficiência alimentar e auxílio no controle de distúrbios metabólicos em pesquisas no mundo todo. “Embora tenhamos outros aditivos, os resultados nem sempre são replicáveis, o que torna incerto o resultado positivo em desempenho animal”, pondera o docente de Davis. Ao considerar aditivos alternativos como óleos essenciais, Zinn disse que estes podem trazer benefícios em algumas situações, mas que o custo destes produtos ainda inviabiliza sua adoção mais ampla, especialmente no Brasil e nos EUA onde o custo das dietas é mais baixo em relação ao que se tem na Europa.

Na sequência Carla Bittar passou o diálogo para o uso destes aditivos em bovinocultura leiteira, chamando atenção para o grande uso de antibióticos nos diferentes sistemas de produção. Cao Zhijun descreveu alguns problemas com o fornecimento de leite com resíduos de antibióticos para bezerros, o que pode trazer problemas de resistência. De forma bastante interessante, falou também do uso de alguns aspectos da Medicina Tradicional Chinesa que podem ser utilizados para o tratamento de mastites e também diarreias em bezerros.  “O controle da qualidade dos alimentos pode evitar uma série de problemas e reduzir a necessidade de uso tanto de antibióticos quanto de aditivos alternativos”. Além disso, enfatizou que a abordagem deve ser mais de profilaxia do que de tratamento para aumento no desempenho e saúde dos animais.

Já na área de aquicultura, o setor de produção animal com maior crescimento nos últimos anos, o Brunno Cerozi falou sobre alguns dilemas da intensificação como o uso de farinha de peixe piscicultura, o uso de antibióticos e problemas com o meio ambiente. Mas, descreveu também inúmeras alternativas para a alimentação dos animais com vistas a menor ocorrência de doenças e maior desempenho como prebióticos, probióticos, enzimas, bioflocos, e até o uso de larva de insetos como fonte de proteína. Chamou atenção para aspectos de sustentabilidade na produção e também da possibilidade de produção circular à medida que a aquicultura e agricultura podem estar ligadas.

Finalmente, as explanações reforçaram a questão dos desafios ambientais para os animais e como diferenças nestes aspectos podem resultar em maiores ou menores respostas destes aditivos. “Falamos sobre a importância de resultados consistentes para que determinados aditivos possam ser adotados de forma rotineira dentro dos diferentes sistemas de produção animal. Além disso, a importância de pesquisa em universidades e centros de pesquisa como central para a geração de resultados válidos”, sintetizou Carla Bittar.

Toda a programação da 63ª Semana Luiz de Queiroz ocorre exclusivamente em formato virtual e pode ser conferida pelos perfis @esalqmidias no YouTubeFacebook e Linkedin.

Texto: Caio Albuquerque (07/10/2020)