Em 17 de abril de 2023, a Diretoria da Esalq/USP, em reunião com membros do Comitê Gestor do Plano, revisou as ações em andamento e solicitou um Plano de Ação para apreciação, a ser desenvolvido por:
- Comissão de Relações Institucionais - Marketing, Luciano Mendes (Titular) e Catarina Barbosa Careta (Suplente);
- Seção Técnica de Apoio Institucional/Relações Institucionais, Luciana Joia de Lima (Titular) e Carmen Maria da S. F. Pilotto (Suplente);
- Divisão de Comunicação, Caio Albuquerque (Titular) e Alicia Nascimento Aguiar (Suplente);
- Diretoria, Lucas Pavão Zanoni (Titular) e Amalia Inês Antão (Suplente).
Em 22 de março de 2018, a Congregação da Esalq/USP aprovou a criação e a composição de um Comitê Gestor do Plano, que passou a conduzir as atividades relacionadas ao Plano de Comunicação e Marketing (PCM):
- Diretora da Esalq, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira (desde 17/01/23);
- Presidente da Comissão de Relações Institucionais, João Roberto Spotti Lopes (desde 06/04/18, até 17/04/23);
- Membro da Comissão de Relações Institucionais - Marketing, Catarina Barbosa Careta (desde 13/09/19, até 17/04/23);
- Membro da Comissão de Relações Institucionais - Marketing, Luciano Mendes (desde 22/03/18, até 17/04/23);
- Presidente da Comissão de Graduação, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira (desde 01/03/19, até 16/01/23);
- Presidente da Comissão de Pós-graduação, Patricia Angélica Alves Marques (desde 17/01/2021, até 17/04/23);
- Presidente da Comissão de Pesquisa, Italo Delalibera Junior (desde 17/01/2021, até 17/04/23);
- Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Iran José Oliveira da Silva (desde 17/01/2021, até 17/04/23);
- Chefe da Divisão de Comunicação, Alicia Nascimento Aguiar (desde 22/03/18, até 17/04/23);
- Membro da Divisão de Comunicação (Substituto da Chefia), Caio Albuquerque (desde 22/03/18, até 17/04/23);
- Assistente Técnico de Direção da Diretoria/Cerimonial, Carmen Maria da S. F. Pilotto (desde 22/03/18, até 30/01/23);
- Chefe da Seção Técnica de Apoio Institucional/Relações Institucionais, Luciana Joia de Lima (desde 22/03/18, até 17/04/23).
Convidada: Evelini Sarto, secretária da Diretoria da Esalq/USP, até 17/04/23.
Foram membros deste Comitê: Eduardo Eugênio Spers, docente do Depto. de Economia, Administração e Sociologia, representante da Comissão de Relações Institucionais - Marketing, de 22/03/2018 a 08/08/2019; Catarina Barbosa Careta, docente do Depto. de Economia, Administração e Sociologia, representante da Comissão de Graduação de 07/06/2018 a 12/09/2019; Antonio Carlos de Azevedo, docente do Depto. de Ciência do Solo, representante da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), de 10/08/2018 a 16/01/2021; Carlos Guilherme Silveira Pedreira, docente do Depto. de Zootecnia, presidente da Comissão de Pesquisa (CPq), de 22/03/2018 a 16/01/2021; Fernando Luis Consoli, docente do Depto. de Entomologia e Acarologia, presidente da CPG, de 22/03/2018 a 16/01/2021.
Os trabalhos de estruturação do Plano de Comunicação e Marketing (PCM) Institucional, iniciado em 2016, integra o Projeto de Visibilidade da Instituição, iniciativa da Diretoria da Esalq/USP coordenada pela Comissão de Relações Institucionais, embasada em trabalhos realizados anteriormente na Instituição. Entre setembro de 2016 e março de 2018, envolveu colaboradores da Diretoria, do Cerimonial, da Comunicação e das Relações Institucionais, e contou com a coordenação técnica de consultoria externa, constituindo este Grupo de Trabalho/Comissão Executiva:
- Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/USP;
- Durval Dourado Neto, vice-diretor da Esalq/USP;
- Alicia Nascimento Aguiar, chefe da Divisão de Comunicação;
- Caio Albuquerque, jornalista da Divisão de Comunicação;
- Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, presidente da Comissão de Relações Institucionais (até 05/04/18);
- Carmen Maria da S. F. Pilotto, assistente de direção da Diretoria/Cerimonial;
- Cristiano Ferrari Prado, designer gráfico da Divisão de Comunicação;
- Eduardo Eugênio Spers, docente do Depto. de Economia, Administração e Sociologia, membro da Comissão de Relações Institucionais;
- Fábio Torrezan, editor de TV da Divisão de Comunicação;
- Hermes Moretti Ribeiro da Silva, docente do Depto. de Economia, Administração e Sociologia, membro da Comissão de Relações Institucionais (até 31/05/17);
- Luciana Joia de Lima, chefe da Seção Técnica de Apoio Institucional (Escritório de Relações Institucionais);
- Consultoria e acompanhamento: Mitsuru Higuchi Yanaze, professor titular do Departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP; coordenador do Ceacom (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA/USP;
- Coordenação das Pesquisas e acompanhamento: João Castanheira Filho, pesquisador do Ceacom da ECA/USP;
- Design Gráfico: Heliodoro Bastos (Dorinho Bastos), professor titular do Departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da ECA/USP.
Obs.: esta etapa contou com a participação dos demais funcionários da Divisão de Comunicação nas reuniões de trabalho realizadas na Esalq/USP.