Em 22 de março de 2018, a Congregação da Esalq/USP aprovou a criação e a composição de um Comitê Gestor do Plano, que passou a conduzir as atividades relacionadas ao Plano de Comunicação e Marketing (PCM):
- Diretor da Esalq, Durval Dourado Neto (a partir de 18/01/19);
- Presidente da Comissão de Relações Institucionais, João Roberto Spotti Lopes (a partir de 06/04/18);
- Membro da Comissão de Relações Institucionais - Marketing, Catarina Barbosa Careta (a partir de 13/09/19);
- Membro da Comissão de Relações Institucionais - Marketing, Luciano Mendes;
- Presidente da Comissão de Graduação, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira (a partir de 01/03/19);
- Presidente da Comissão de Pós-graduação, Fernando Luis Consoli;
- Presidente da Comissão de Pesquisa, Carlos Guilherme Silveira Pedreira;
- Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni (Representante: Antonio Carlos de Azevedo);
- Chefe da Divisão de Comunicação, Alicia Nascimento Aguiar;
- Substituto da Chefia da Divisão de Comunicação, Caio Albuquerque;
- Assistente Técnico de Direção, Carmen Maria da S. F. Pilotto;
- Chefe da Seção Técnica de Apoio Institucional/Relações Institucionais, Luciana Joia de Lima.
Convidada: Evelini Sarto, secretária da Diretoria da Esalq/USP
Foi membro deste Comitê como representante da Comissão de Relações Institucionais - Marketing, entre 22/03/18 e 08/08/19, o professor Eduardo Eugênio Spers, do Depto. de Economia, Administração e Sociologia.
Os trabalhos de estruturação do Plano de Comunicação e Marketing (PCM) Institucional, iniciado em 2016, integra o Projeto de Visibilidade da Instituição, iniciativa da Diretoria da Esalq/USP coordenada pela Comissão de Relações Institucionais, embasada em trabalhos realizados anteriormente na Instituição. Entre setembro de 2016 e março de 2018, envolveu colaboradores da Diretoria, do Cerimonial, da Comunicação e das Relações Institucionais, e contou com a coordenação técnica de consultoria externa, constituindo este Grupo de Trabalho/Comissão Executiva:
- Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq/USP;
- Durval Dourado Neto, vice-diretor da Esalq/USP;
- Alicia Nascimento Aguiar, chefe da Divisão de Comunicação;
- Caio Albuquerque, jornalista da Divisão de Comunicação;
- Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, presidente da Comissão de Relações Institucionais (até 05/04/18);
- Carmen Maria da S. F. Pilotto, assistente de direção da Diretoria (Cerimonial);
- Cristiano Ferrari Prado, designer gráfico da Divisão de Comunicação;
- Eduardo Eugênio Spers, docente do Depto. de Economia, Administração e Sociologia, membro da Comissão de Relações Institucionais;
- Fábio Torrezan, editor de TV da Divisão de Comunicação;
- Hermes Moretti Ribeiro da Silva, docente do Depto. de Economia, Administração e Sociologia, membro da Comissão de Relações Institucionais (até 31/05/17);
- Luciana Joia de Lima, chefe da Seção Técnica de Apoio Institucional (Escritório de Relações Institucionais);
- Consultoria e acompanhamento: Mitsuru Higuchi Yanaze, professor titular do Departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP; coordenador do Ceacom (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA/USP;
- Coordenação das Pesquisas e acompanhamento: João Castanheira Filho, pesquisador do Ceacom da ECA/USP;
- Design Gráfico: Heliodoro Bastos (Dorinho Bastos), professor titular do Departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da ECA/USP.
Obs.: esta etapa contou com a participação dos demais funcionários da Divisão de Comunicação nas reuniões de trabalho realizadas na Esalq/USP.