Sobre o Plano

PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING (PCM) 
 

O desenvolvimento da Esalq/USP como Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, que busca a excelência contínua desses três pilares da Universidade, traz como desafio a organização de um plano de ação estratégica, envolvendo as áreas de Comunicação e de Marketing. Essa iniciativa, que integra o Projeto de Visibilidade da Instituição iniciado em 2011, tem como referência as últimas Avaliações Institucionais e as aprovações, pela Congregação da Esalq/USP em 22/03/18, de criação de um Plano e de um Comitê Gestor do Plano

A estruturação do Plano de Comunicação e Marketing (PCM) Institucional teve início em 20 de setembro de 2016, envolvendo colaboradores da Diretoria, do Cerimonial, da Comunicação e das Relações Institucionais, sob a coordenação técnica de docentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP e o acompanhamento da Comissão de Relações Institucionais da Escola. Essa iniciativa teve como premissa que a Esalq/USP pode e deve melhorar continuamente a sua comunicação e o seu relacionamento com seus públicos internos e externos, com a visão estratégica dessas áreas na Instituição. 

O QUE REPRESENTA ESTE PLANO?

  • O fortalecimento da Instituição como um todo, que passa a delinear suas ações em estratégias de comunicação e de marketing organizadas e padronizadas para identificação única institucional por seus diferentes colaboradores (docentes, funcionários, estudantes e egressos desta Casa), intensificando e integrando ainda mais os mesmos valores e ideais;
  • Projeção nacional e internacional, permitindo o relacionamento integrado enquanto Instituição Pública comprometida com o conhecimento que transforma a sociedade;
  • Diálogo alinhado com os diferentes públicos - internos e externos - demarcado pelo compromisso, colaboração e espírito institucionais, consolidando a Identidade e o Posicionamento claro e profissional da Instituição.

Proposta:

  • Estimular atitudes e comportamentos favoráveis nos públicos de interesse (stakeholders) a fim de reforçar a imagem (Como somos vistos?) e a identidade da Esalq/USP (Como nos vemos?), por meio do estabelecimento de um Plano de Comunicação e Marketing Institucional (Como queremos ser vistos?), para o incremento da visibilidade da Instituição e a mudança da postura sobre a Comunicação (De Como a Esalq é comunicada, Para Como nós desejamos que a Esalq seja comunicada) e sobre o Marketing (De Como a Esalq é conhecida, Para Como nós desejamos que a Esalq seja conhecida).

Objetivos:

  1. Definir normas e orientações de comunicação alinhadas aos processos estratégicos da Instituição;
  2. Estabelecer diretrizes de trabalho entre áreas, departamentos e setores da Escola;
  3. Organizar conteúdos (Sistema de Informação) para melhorar a comunicação da Esalq/USP com as comunidades interna e externa para o desenvolvimento conjunto de estudos, projetos, programas, produtos, serviços, iniciativas etc;
  4. Delinear planos de comunicação e relacionamento corporativos, considerando aspectos da comunicação interna e da comunicação externa;
  5. Integrar processos da comunicação administrativa, mercadológica e institucional para alinhamento da cultura institucional e dos fluxos de informação e de relacionamento da Esalq/USP com os ambientes interno e externo.

O QUE JÁ ACONTECEU?

A estruturação do Plano está organizada em etapas simultâneas: Diagnóstico Geral - Planejamento (Etapa 1); Pesquisas Quantitativa e Qualitativa (Etapa 2); Identidade Visual (Etapa 3); Acompanhamento da execução do Planejamento (Etapa 4).  

Etapa 1
Diagnóstico Geral - Planejamento

Entre setembro de 2016 e março de 2018, foi constituído Grupo de Trabalho/Comissão com colaboradores da Diretoria, do Cerimonial, da Comunicação e das Relações Institucionais, sob a coordenação técnica de docentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP (relação dos participantes). Durante esse período, ocorreram 9 reuniões com duração de 4 horas, na Esalq/USP, com a proposta de levantar e organizar informações sobre a comunicação interna e a comunicação externa da Escola, além de orientações técnicas compartilhadas pela consultoria externa com o Grupo de Trabalho/Comissão Executiva (Relatório - Reuniões Grupo de Trabalho/Comissão Executiva).

Etapa 2
Pesquisas Qualitativa e Quantitativa

Entre outubro de 2016 e outubro de 2017, foram realizadas pesquisas qualitativa e quantitativa, sob coordenação e acompanhamento do prof. João Castanheira Filho, pesquisador do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP, com a supervisão do prof. Mitsuru Higuchi Yanaze, da ECA/USP. Essa etapa traz o registro de percepções e sugestões relacionadas à Identidade e Imagem da Esalq/USP, resultados que subsidiaram a estruturação do Plano de Comunicação e Marketing Institucional (Relatório - Pesquisas Qualitativa e Quantitativa).

Consulte o Relatório - Etapas 1 e 2 (clique aqui) do Diagnóstico Geral sobre a Comunicação Interna e Externa da Esalq/USP, apresentado à Congregação em 22/03/2018.

Etapa 3
Identidade Visual

Em setembro de 2016, como uma das etapas do Plano de Comunicação e Marketing Institucional, iniciaram-se os estudos sobre a Identidade Visual da Esalq/USP. Essa ação visa consolidar projeção institucional nacional e global uniforme, padronizada e integrada para fortalecimento da identidade e da imagem da Instituição. Essa etapa envolve a elaboração de um Manual de Identidade Visual e tem como referência o uso da logomarca da Escola pelos departamentos/setores/grupos da Instituição e também a linguagem visual de outras universidades (clique aqui).

Em 28/06/2018, a Congregação da Esalq/USP deliberou sobre a revisão da proposta da nova Identidade Visual (imagem e cor) aprovada em reunião da Congregação de 22/03/2018, de autoria de Dorinho Bastos, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP (Artigo - Esalq e sua Identidade Visual), dando prosseguimento à elaboração de proposta de Nova Identidade Visual.

Reestudo da proposta da Nova Identidade Visual da Esalq/USP

Esta é a apresentação (clique aqui) sobre o reestudo da proposta da Nova Identidade Visual da Esalq (NIVE), assunto retomado pelo Comitê Gestor do PCM da Esalq/USP na reunião da Congregação em 26 de novembro de 2020. No dia 10 de dezembro de 2020, a proposta (clique aqui) da nova Identidade Visual da Esalq/USP foi aprovada na 8.a Reunião Ordinária da Congregação, entrando em vigor a partir de 11 de dezembro de 2020.

Nova Identidade Visual da Esalq/USP

Clique aqui para consultar a apresentação sobre a Nova Identidade Visual.  O período de transição entre a marca anterior para a nova ID da Esalq/USP: a partir de 3 de junho de 2021, quando a Esalq/USP completará 120 anos, somente deverá ser utilizada a nova Identidade Visual, sobretudo para mídias digitais. Para materiais impressos com a marca anterior, haverá um prazo para consumo dos estoques, a ser definido pelo Comitê Gestor do PCM e divulgado quando do retorno das atividades presenciais no âmbito da universidade. As orientações de uso estão disponíveis em: www.esalq.usp.br/comunicaesalq/identidade-visual 

Etapa 4
Acompanhamento da execução do Planejamento

Estão previstas, ainda, reuniões presenciais, envolvendo colaboradores da Diretoria, do Cerimonial, da Comunicação, das Relações Institucionais e de setores-chave da Escola, sob a coordenação técnica de docentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP, além de 2 workshops com representantes de grupos de extensão e de entidades estudantis.

ONDE ESTAMOS?

Com a aprovação da Congregação da Esalq/USP, em 22 de março de 2018, da criação e da composição de um Comitê Gestor do Plano, os trabalhos relativos a estruturação do Plano de Comunicação e Marketing da Esalq/USP passaram a ser conduzidos por esse Comitê.

Entre abril de 2018 e dezembro de 2020, foram realizadas 17 reuniões com duração de 2h cada, sob coordenação da Comissão de Relações Institucionais da Escola, com a definição destas ações:

  1. Campanha 1: Esclarecimentos sobre o Plano, veiculada entre 22 de novembro a 20 de dezembro de 2018;
  2. Campanha 2: Conheça a Esalq, veiculada entre 3 de junho a 31 de outubro de 2019;
  3. Nova Identidade Visual da Esalq/USP:  esta é a apresentação (clique aqui) sobre o reestudo da proposta da Nova Identidade Visual da Esalq (NIVE), assunto retomado pelo Comitê Gestor do PCM da Esalq/USP na reunião da Congregação em 26 de novembro de 2020. Essa proposta foi aprovada na 8.a Reunião Ordinária da Congregação, realizada em 10 de dezembro de 2020. Para informações adicionais, clique aqui;
  4. Trabalho Integrado de duas Disciplinas de Administração | Estruturação do Sistema de Informação: realizado no 1.o semestre de 2020 sob coordenação da profa. Catarina Barbosa Careta e do prof. Luciano Mendes, ambos do LES e membros do Comitê, reuniu cerca de 70 estudantes de administração do terceiro ano do curso, que realizaram o mapeamento de 16 áreas, ligadas à Administração Central da Instituição, sobre aspectos relacionados com a Gestão da Informação e Comunicação Institucional. Essa tarefa conta com a colaboração dos bolsistas Lucas Avancini e Marcela Mian, estudantes do curso de Economia da Escola, e da funcionária Luciana Joia de Lima, do 'Escritório de Relações Institucionais'.

O estabelecimento de diretrizes das áreas de Comunicação e de Marketing de uma instituição pública como a Esalq/USP começa por meio da dedicação de cada um de seus colaboradores na representação institucional em sintonia com a missão, os valores e a visão institucionais. Portanto, o envolvimento, a participação e o comprometimento de todos os colaboradores da Esalq/USP são fundamentais em todas as etapas deste trabalho de contínuo aprimoramento diante dos desafios para o desenvolvimento da Instituição.

Seja você colaborador neste processo de definição da comunicação como atividade estratégica da Esalq/USP.