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Plano de Comunicação e Marketing

Sobre o Plano

PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING (PCM) 
 

O desenvolvimento da Esalq/USP como Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão, que busca a excelência contínua desses três pilares da Universidade, traz como desafio a organização de um plano de ação estratégica, envolvendo as áreas de Comunicação e de Marketing. Essa iniciativa, que integra o Projeto de Visibilidade da Instituição iniciado em 2011, tem como referência as últimas Avaliações Institucionais e as aprovações, pela Congregação da Esalq/USP em 22/03/18, de criação de um Plano e de composição de um Comitê Gestor do Plano

A estruturação do Plano de Comunicação e Marketing (PCM) Institucional teve início em 20 de setembro de 2016, envolvendo colaboradores da Diretoria, do Cerimonial, da Comunicação e das Relações Institucionais, sob a coordenação técnica de docentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP e o acompanhamento da Comissão de Relações Institucionais da Escola. Essa iniciativa teve como premissa que a Esalq/USP pode e deve melhorar continuamente a sua comunicação e o seu relacionamento com seus públicos internos e externos, com a visão estratégica dessas áreas na Instituição. 

O QUE REPRESENTA ESTE PLANO?

  • O fortalecimento da Instituição como um todo, que passa a delinear suas ações em estratégias de comunicação e de marketing organizadas e padronizadas para identificação única institucional por seus diferentes colaboradores (docentes, funcionários, estudantes e egressos desta Casa), intensificando e integrando ainda mais os mesmos valores e ideais;
  • Projeção nacional e internacional, permitindo o relacionamento integrado enquanto Instituição Pública comprometida com o conhecimento que transforma a sociedade;
  • Diálogo alinhado com os diferentes públicos - internos e externos - demarcado pelo compromisso, colaboração e espírito institucionais, consolidando a Identidade e o Posicionamento claro e profissional da Instituição.

Proposta:

  • Estimular atitudes e comportamentos favoráveis nos públicos de interesse (stakeholders) a fim de reforçar a imagem (Como somos vistos?) e a identidade da Esalq/USP (Como nos vemos?), por meio do estabelecimento de um Plano de Comunicação e Marketing Institucional (Como queremos ser vistos?), para o incremento da visibilidade da Instituição e a mudança da postura sobre a Comunicação (De Como a Esalq é comunicada, Para Como nós desejamos que a Esalq seja comunicada) e sobre o Marketing (De Como a Esalq é conhecida, Para Como nós desejamos que a Esalq seja conhecida).

Objetivos:

  1. Definir normas e orientações de comunicação alinhadas aos processos estratégicos da Instituição;
  2. Estabelecer diretrizes de trabalho entre departamentos e setores da Escola;
  3. Organizar conteúdos (Sistema de Informação) para melhorar a comunicação da Esalq/USP com as comunidades interna e externa para o desenvolvimento conjunto de estudos, projetos, programas, produtos, serviços, iniciativas etc;
  4. Delinear planos de comunicação e relacionamento corporativos, considerando aspectos da comunicação interna e da comunicação externa;
  5. Integrar processos da comunicação administrativa, mercadológica e institucional para alinhamento da cultura institucional e dos fluxos de informação e de relacionamento da Esalq/USP com os ambientes interno e externo.

O QUE JÁ ACONTECEU?

A estruturação do Plano está organizada em etapas simultâneas: Diagnóstico Geral - Planejamento (Etapa 1); Pesquisas Quantitativa e Qualitativa (Etapa 2); Identidade Visual (Etapa 3); Acompanhamento da execução do Planejamento (Etapa 4).  

Etapa 1
Diagnóstico Geral - Planejamento

Entre setembro de 2016 e março de 2018, foi constituído Grupo de Trabalho/Comissão com colaboradores da Diretoria, do Cerimonial, da Comunicação e das Relações Institucionais, sob a coordenação técnica de docentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP (relação dos participantes). Durante esse período, ocorreram 9 reuniões com duração de 4 horas, na Esalq/USP, com a proposta de levantar e organizar informações sobre a comunicação interna e a comunicação externa da Escola, além de orientações técnicas compartilhadas pela consultoria externa com o Grupo de Trabalho/Comissão Executiva (Relatório - Reuniões Grupo de Trabalho/Comissão Executiva).

Etapa 2
Pesquisas Qualitativa e Quantitativa

Entre outubro de 2016 e outubro de 2017, foram realizadas pesquisas qualitativa e quantitativa, sob coordenação e acompanhamento do prof. João Castanheira Filho, pesquisador do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP, com a supervisão do prof. Mitsuru Higuchi Yanaze, da ECA/USP. Essa etapa traz o registro de percepções e sugestões relacionadas à Identidade e Imagem da Esalq/USP, resultados que subsidiaram a estruturação do Plano de Comunicação e Marketing Institucional (Relatório - Pesquisas Qualitativa e Quantitativa).

Consulte o Relatório - Etapas 1 e 2 (clique aqui) do Diagnóstico Geral sobre a Comunicação Interna e Externa da Esalq/USP, apresentado à Congregação em 22/03/2018.

Etapa 3
Identidade Visual

Em setembro de 2016, como uma das etapas do Plano de Comunicação e Marketing Institucional, iniciaram-se os estudos sobre a identidade visual da Esalq/USP. Essa ação visa consolidar projeção institucional nacional e global uniforme, padronizada e integrada para fortalecimento da identidade e da imagem da Instituição. Essa etapa prevê a elaboração de um Manual de Identidade Visual e tem como referência o uso da logomarca da Escola pelos departamentos/setores/grupos da Instituição e também a linguagem visual de outras universidades (clique aqui).

Em 28/06/2018, a Congregação da Esalq/USP deliberou sobre a revisão da proposta de nova logomarca (imagem e cor) aprovada em reunião da Congregação de 22/03/2018, de autoria de Dorinho Bastos, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP (Artigo - Esalq e sua Identidade Visual).

Etapa 4
Acompanhamento da execução do Planejamento

Estão previstas, ainda, 5 reuniões presenciais com duração de 4 horas,  envolvendo colaboradores da Diretoria, do Cerimonial, da Comunicação, das Relações Institucionais e de setores-chave da Escola, sob a coordenação técnica de docentes da Escola de Comunicações e Artes (ECA)/USP, além de 2 workshops com representantes de grupos de extensão e de entidades estudantis.

ONDE ESTAMOS?

Com a aprovação da Congregação da Esalq/USP, em 22 de março de 2018, da criação e da composição de um Comitê Gestor do Plano, os trabalhos relativos a estruturação do Plano de Comunicação e Marketing da Esalq/USP passaram a ser conduzidos por esse Comitê.

Entre abril de 2018 e maio de 2019, foram realizadas 10 reuniões com duração de 2h cada, sob coordenação da Comissão de Relações Institucionais da Escola, com a definição destas ações:

  1. Campanha 1: Esclarecimentos sobre o Plano, veiculada entre 22 de novembro a 20 de dezembro de 2018;
  2. Campanha 2: Conheça a Esalq, veiculada entre 3 de junho a 31 de outubro de 2019;
  3. Ação complementar: Estruturação do Sistema de Informação (mapeamento do fluxos de informação das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão).

O estabelecimento de diretrizes das áreas de Comunicação e de Marketing de uma instituição pública como a Esalq/USP começa por meio da dedicação de cada um de seus colaboradores na representação institucional em sintonia com a missão, os valores e a visão institucionais. Portanto, o envolvimento, a participação e o comprometimento de todos os colaboradores da Esalq/USP são fundamentais em todas as etapas deste trabalho de contínuo aprimoramento diante dos desafios para o desenvolvimento da Instituição.

Seja você colaborador neste processo de definição da comunicação como viés estratégico na Esalq/USP.