Podcast

Versão para impressãoEnviar por email


Produção da Divisão de Comunicação (DvComun), o podcast Estação Esalq chega para ampliar os canais de comunicação da instituição com seus públicos internos e externos. O formato podcast traz similaridades com a linguagem radiofônica, mas ao contrário do rádio, pode ser ouvido quando e onde quisermos. Assim os destaques da Esalq agora poderão ser conferidos em um site, em uma plataforma de músicas ou em um aplicativo para dispositivos móveis (tablets e celulares). Melhor ainda, a interação com a universidade pode ocorrer a qualquer hora, já que os episódios do Estação Esalq, todos gratuitos, podem ser acessados em casa, no trabalho, na academia, no trânsito ou durante a sua viagem.  

Como ouvir o Estação Esalq - O podcast Estação Esalq está disponível no Spotify, na Apple Poscasts e Google Podcast. Em qualquer uma dessas plataforma, após abrir o aplicativo, digite Estação Esalq em “Buscar”. Depois clique em “Seguir”. É possível ouvir apenas um episódio em streming ou baixar qualquer episódio para ouvi-lo off-line.


Ouça o Estação Esalq no Spotify, no Apple Podcasts e no Google Podcasts

Episódio 22 - Uma das estratégias usadas no controle biológico da mosca sul-americana (Anastrepha fraterculus) – espécie de mosca-da-fruta que danifica cultivos na região Sul do país, principalmente maçã e pêssego – é a esterilização de machos por irradiação de raios X ou gama. O procedimento tem como objetivo provocar uma diminuição na população desse inseto na natureza. Com a ajuda de um aparelho chamado VideoMeterLab (VML), desenvolvido por uma empresa dinamarquesa, agora pesquisadores do CENA conseguem analisar imagens multiespectrais (imagens de um mesmo objeto, tomadas com diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas) das pupas, possibilitando identificar com precisão alterações nos padrões de qualidade das amostras. A ideia de otimizar o processo vem sendo colocada em prática pela pesquisadora ao aplicar um método mais seguro e preciso para analisar as pupas de moscas em larga escala de produção. O docente e pesquisador do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) Thiago Mastrangelo fala sobre a aplicabilidade da metodologia junto aos produtores de maçã da serra gaúcha, em parceria com pesquisadores da Embrapa. Os resultados tem sido promissores. Confira!

Episódio 21 - No Estação Esalq dessa semana o jornalista Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) conversou com o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do departamento de Ciências Florestais da Esalq. O docente é um dos autores do artigo Green Spaces, Land Cover, Street Trees and Hypertension in the Megacity of São Paulo.O estudo associou a incidência da hipertensão na população de São Paulo, décima megacidade mais populosa do mundo, ao número de árvores nas ruas, cobertura do solo e distância entre os parques. Para completar a conversa, Leticia Santin, também da Divisão de Comunicação da Esalq, conversou com a professora Thais Mauad, do departamento de Patologia, da Faculdade de Medicina da USP, uma das co-autoras deste trabalho. Segundo os pesquisadores, o acesso à parques e jardins é um fator positivo no combate a hipertensão e proporciona melhoria na qualidade de vida da população. Confira!

Episódio 20O tema desse episódio é o aumento da presença de mulheres em posições de liderança nas empresas e propriedades rurais. Mais precisamente, o que chamou a nossa atenção essa semana foi a reportagem de capa da edição de março da revista Hortifruti Brasil. Para quem ainda não conhece, a Hortifruti Brasil é uma publicação do CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, que está ligado ao departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq. A revista Hortifruti Brasil pode ser acessada no site www.hfbrasil.org.br e traz na capa do mês de março a reportagem “O HF TAMBÉM É DELAS!” / O título da matéria é uma menção direta aos números e ao fato de o empreendedorismo das mulheres estar se disseminando nas empresas e propriedades ligadas ao setor de hortifrutis. Para fazer conosco esse podcast, o jornalista Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq, conversou com duas das autoras da reportagem, a jornalista Caroline Ribeiro e a pesquisadora Marcela Barbieri. Confira!

Episódio 19 -Durante a semana na qual acontece mais uma edição da Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão, o jornalista Fabiano Pereira conversa com o idealizador do projeto, o professor e pesquisador José Paulo Molin, coordenador do Laboratório de Agricultura de Precisão (LAP) do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq (LEB/Esalq/USP).Na pauta,  o panorama do setor de agricultura de precisão no Brasil e no mundo. Ele fala também sobre como nasceu a Jornada, que chega a sua 33ª edição, além de antever tendências futuras para a agricultura de precisão. Confira!

 

Episódio 18 - Nessa edição do Estação Esalq o jornalista Caio Albuquerque conversou com a arquiteta e urbanista Patricia Sanches. Ela é autora de um estudo que mapeou a relação entre biodiversidade e áreas verdes nas cidades de São Paulo, Brasília e Berlim. O projeto aponta duas conclusões. Primeiro não há a necessidade de investimentos em edifícios muito altos e, em segundo lugar há a necessidade de redefinição do olhar sobre o desenho urbano privilegiando as quadras e não os lotes. O estudo foi realizado em parceria com pesquisadores da UFSCar, UnB e Universidade de Humboldt. Na Esalq Patricia teve orientação no doutorado do professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho.  A operação técnica da gravação deste episódio esteve a cargo de Fábio Torrezan. Confira!

Episódio 17 - Nessa edição do Estação Esalq o jornalista Fabiano Pereira conversa com o professor Dante Pazzanese Duarte Lanna, do Departamento de Zootecnia da Esalq, sobre a invasão de javalis em diversas áreas do Brasil e os problemas que a mesma tem acarretado para produtores rurais. As causas do problema e as formas de controle estão entre os assuntos tratados pelo pesquisador, especialista em ruminantes. Confira!

Episódio 16 - Nessa edição do Estação Esalq o jornalista Caio Albuquerque conversa com a pesquisadora Juliana Galvão, coordenadora do Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq. Na pauta, Juliana fala da necessidade de envolvimento de  todos os elos da cadeia de produção de pescado para garantir a eficiência de um sistema de rastreamento do produto. Dados quanto à natureza, origem, processos, ingredientes, qualidade, temperatura, entre outros,  podem garantir um sistema confiável de certificação, permitindo uma compra mais consciente por parte do consumidor final. Confira!

Episódio 15 - A professora e pesquisadora Heliani Berlato, docente e pesquisadora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da Esalq/USP comenta os resultados da pesquisa desenvolvida sob sua orientação que versa sobre as implicações da chamada "dual career" na vida do profissional e a necessidade de que as organizações considerem o bem-estar social do colaborador na definição de seus papéis e da jornada profissional. Confira!

Episódio 14 - O Brasil é o quarto país do mundo em número absoluto de casos de adolescentes grávidas e está atrás apenas da Índia, Bangladesh e Nigéria. Entre as razões da grande incidência dos casos no país estão os problemas sociais e econômicos da população pobre. Um estudo realizado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e financiado pela organização sem fins lucrativos PEP (Partnership for Economic Policy) analisou como a gravidez na adolescência pode afetar economicamente a vida de mulheres.O estudo faz parte de um projeto que examina o impacto da gravidez precoce na educação, alfabetização e no mercado de trabalho em quatro países da África e no Brasil. Ana Lúcia Kassouf, docente sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), realizou a pesquisa no Brasil. Os dados mostraram que há uma queda de 1.3 anos na escolaridade das mulheres que tiveram filhos com menos de 20 anos e a probabilidade de entrar em um mercado formal reduz em 12 pontos percentuais. Os jornalistas Caio Albuquerque e Letícia Santin conversaram com a professora Ana Lúcia Kassouf sobre o tema, e o resultado desse bate-papo você confere agora. Confira!

Episódio 13 O Professor Iran Oliveira, docente do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea), fala sobre novas tecnologias e as técnicas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas à produção de proteína animal, com o objetivo maior de solucionar os problemas relacionados a ambiência animal e o seu bem-estar. Confira!

Episódio 12 - Nesse episódio, os repórteres Fabiano Pereira e Letícia Santin conversam com Vitor Pires Vencovsky, pesquisador do Grupo ESALQ-LOG e coordenador do Museu de Logística da ESALQ, sobre seu livro “Ferrovia e Sociedade”. Lançada no último 14 de dezembro, a obra é resultado de mais de 15 anos de pesquisas, abordando toda a experiência acadêmica e profissional do autor, adquirida pela participação em projetos, palestras, congressos, feiras, trabalhos técnicos, viagens de campo e aulas relacionadas ao tema ferrovias. O livro apresenta conteúdos relacionados ao setor ferroviário, como sua organização e funcionamento no cenário brasileiro atual, além de procurar a criação de debates por meio de novas perspectivas a respeito de conceitos como matriz de transportes, privatização, infraestrutura de transporte, desenvolvimento, planejamento, investimento e patrimônio histórico. Segundo o autor, o objetivo da publicação é apresentar um conteúdo que ajude os leitores a compreender melhor a organização e o funcionamento das ferrovias brasileiras. Composto por textos originalmente publicados no jornal “A Tribuna Piracicabana”, entre os anos de 2017 e 2018, a obra é dividida em três partes, começando com a periodização do sistema ferroviário seguida da caracterização das ferrovias no cenário atual e, por fim, a organização de fotos, que concluem o pensamento de que “as ferrovias não são representadas apenas por trens e cargas”. Confira!

Episódio 11 - Um grupo de pesquisadoras ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica de Plantas da Esalq criou, em 2019, um blog voltado à divulgação científica focada em curiosidades e descobertas do mundo da biologia vegetal, conversando sobre o assunto não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com a sociedade extra-muros das universidades e centros de pesquisa. Assim nasceu o Blog Planta ConsCiência, que apesar do pouco tempo de criação já está ganhando destaque. Confira esse bate-papo animado com três das quatro criadoras do Blog, e siga o www.plantaconsciencia.com, também presente nas redes sociais através do @plantaconsciencia (Facebook) e @plantacons (Instagram). Confira!

Episódio 10 - O pesquisador Fernando Ribeiro Sujimoto, docente da Universidade Federal de Santa Catarina, é graduado em biologia, mestre e doutor em ciências pela Esalq. Em sua pesquisa de doutorado, estudou o curioso comportamento das saúvas, que aceleram o processo de corte e transporte de folhas diante da ameaça de chuva e vendaval. Uma curiosa aula sobre a organização social e o comportamento dessas formigas, características encontradas também em outros insetos que vivem em coletividade.A pesquisa, financiada pela Fapesp e desenvolvida no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Semioquímicos na Agricultura, foi orientada pelo professor José Maurício Simões Bento, e teve seus resultados publicados na revista Ethology. Confira!

Episódio 9 - Celebrando o Dia Mundial do Solo, comemorado em 5 de dezembro, o Departamento de Ciências do Solo da Esalq promove, no domingo dia 8/12, o Dia de Solo, com diversas atividades programadas, para todas as idades. Para falar dessa e de outras iniciativas vinculadas ao tema, o podcast Estação Esalq recebe nessa edição o professor Antonio Carlos de Azevedo, pesquisador e professor do Departamento de Ciências do Solo, coordenador de projetos como o Solo na Escola e o Ponte, entre outras atividades de extensão universitária. Confira!

Episódio 8 - A formação docente e os diferentes momentos de instrumentação para o exercício da profissão. Esse é o nome do projeto idealizado e gerido pela professora Taitiâny Kárita Bonzanini, docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq. Contando com a participação de alunos do cursos de licenciatura em Biologia e em Ciências Agrárias da Esalq, o projeto destaca-se pelo uso das chamadas "metodologias ativas", pela abordagem investigativa  e a incorporação de recursos e metodologias diversificadas de ensino. Nessa edição do Estação Esalq ela conta sobre as etapas do projeto, as parcerias desenvolvidas para a viabilização do mesmo, o impacto na vida dos estudantes participantes e o prêmio concedido pela Fundação Carlos Chagas. Confira!

Episódio 7 - A portuguesa Claudia Sofia Guerreiro Martins é pós-graduanda da Esalq e pesquisadora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto Pró-Carnívoros.  Ela veio até a Esalq para depositar sua tese de doutorado, que trata do tema "As dimensões humanas das relações entre pessoas e onças pintadas e pardas na Caatinga", e aproveitou para falar com o Estação Esalq sobre sua pesquisa, sobre o programa "Amigos da Onça"  e sobre a oportunidade de representar a USP em um projeto internacional de pesquisa na área de Ética promovido pela Universität Luzern, na Suiça. Uma conversa muito interessante sobre a ética nas relações entre o ser humano, a flora e a fauna. Vale a pena conferir! . Confira!

Episódio 6 -O jornalista Caio Albuquerque conversou com a professora e pesquisadora Heliani Berlato, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, e com os estudantes de Engenharia Agronômica Patrick Nunes Silva (bolsista do Programa USP Diversidade) e Ângelo Silva (do coletivo Integra Esalq) . Na pauta, a realidade da diversidade no mercado de trabalho e as atividades promovidas na Semana da Diversidade 2019, realizada na Esalq entre os dias 4, 5 e 6 de novembro. Confira!

Episódio 5 -A jovem estudante Mariana Shizue Gouveia Saito, mestranda do Departamento de Fitopatologia, criou um perfil no Instagram onde revela histórias por trás dos rostos de diversas pessoas que fazem parte do cotidiano do campus Luiz de Queiroz, muitos dos quais desconhecidos da grande maioria que circula pela USP Piracicaba diariamente, mas todos igualmente importantes. É o @tododiaesalq. Confira essa entrevista com a Mariana, e siga o perfil @tododiaesalq no Instagram. Confira!

Episódio 4 - Nessa edição do Estação Esalq o jornalista Caio Albuquerque conversa com Fernando Lopes, editor de agro do jornal Valor Econômico, e com o ex-ministro Roberto Rodrigues. Na pauta, a relevância do tema para a imprensa brasileira e as perspectivas para o agronegócio brasileiro frente ao novo e complexo cenário econômico global, onde EUA e China travam batalha pela hegemonia no mercado internacional. Confira!

Episódio 3 - Na semana em que acontece a EsalqShow 2019 nossa equipe conversou com o secretário estadual da agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Diniz Junqueira, e com o gestor de inovação da AnimalsHub e facilitador do painel de startups do evento, Pedro Chamochumbi. O resultado você confere nessa edição do Estação Esalq, o podcast da Divisão de Comunicação da Esalq/USP. Ouça aqui!

Episódio 2 - A segunda edição do Estação Esalq fala sobre o problema da febre maculosa e as iniciativas de prevenção em torno da mesma, dentro e fora do campus Luiz de Queiroz. Para tal, os jornalistas Fabiano Pereira e Caio Albuquerque recebem o professor Gilberto José de Moraes, docente e pesquisador do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, e o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Perez,  ambos membros do Programa de Controle de Carrapatos-estrela no Campus “Luiz de Queiroz”. Confira!

Episódio 1 – Para inaugurar o Estação Esalq, o jornalista Fabiano Pereira recebe a analista de comunicação Alicia Nascimento Aguiar e o jornalista Caio Albuquerque, profissionais da Divisão de Comunicação da Esalq, para apresentação dos novos canais de comunicação criados para lançamento durante a 62ª Semana Luiz de Queiroz 2019. Além do próprio podcast Estação Esalq, estão sendo lançados essa semana o programa televisivo Passaporte Acadêmico, a versão para iOS do app EsalqNet e a transmissão ao vivo de eventos pelos perfis oficiais da Escola (@esalqmidias) no YouTube e Facebook. (Ouça)