Cerimônia de Ação de Graças encerrou atividades do ano

Acontecimento reuniu docentes e funcionários para uma reflexão e para renovar esperanças (Crédito: Gerhard Waller, ESALQ/Acom)

Usufruir de um momento para refletir sobre o ano que se encerra, agradecer graças alcançadas, reforçar valores cristãos com alegria e amor ao próximo. Este foi o mote que norteou a cerimônia de Ação de Graças realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, em frente ao Edifício Central da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). O acontecimento reuniu docentes e funcionários da Escola, que irmanados, se posicionaram para acompanhar as palavras da vice-diretora em exercício da função de diretor da instituição, Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce, e do professor Francisco de Assis A. Mourão Filho, do Departamento de Produção Vegetal.

Para traduzir em palavras e acordes a magia do Natal e a proximidade do ano de 2015, o Grupo Vocal Luiz de Queiroz intermediou suas apresentações entre as palavras de reflexão e gratidão emitidas pelos dois professores da instituição. Assim, sob regência da maestrina Cintia Pinotti, os participantes acompanharam interpretações de Jingle Bells, Feliz Navidad e Uma Celebração Natalina Africana.

Em seu discurso de abertura, a professora Marisa d’Arce pronunciou que a comunidade esalqueana estava ali reunida para lembrar da força que todos encontraram para o enfrentamento dos desafios do dia-a-dia e a sabedoria que tudo isso trouxe a cada servidor. “Mais do que exaltar os esforços que se transformaram em conquistas, mais do que anunciar os índices de excelência atingidos e aprendizado acumulado, hoje agradecemos a todos que caminharam conosco nesta jornada”.

A professora citou, ainda, trechos de Rubem Alves, em “Creio na Ressureição do Corpo”, e da mensagem de Natal do Papa Francisco, que diz: “O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa, entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do Amor. A luz do Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser a luz a iluminar o caminho dos outros. O anjo do Natal é você quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor. A música de Natal é você, quando consegue também sua harmonia interior”.

Em sua reflexão, Mourão destacou a quantidade de recursos que são colocados à nossa disposição para realizarmos deveres, tarefas e sonhos. “Devemos ser sempre muito gratos ao Universo que nos acolhe com muita tolerância e paciência. Caso não houvesse as leis universais cumpridas à risca, não teríamos condição de continuar a buscar nossa felicidade. Ao final de um ano tão intenso de atividades, se não conseguimos agradecer precisamos, pelo menos, reconhecer esta infinidade de recursos e possibilidades que tivemos à disposição para o trabalho, não somente o trabalho no sentido puramente laboral, mas a todas as atividades que estão sob nossa responsabilidade”, proferiu o professor.

Mais adiante, Mourão citou uma das reflexões do autor espiritual Emmanuel lembrando que o Universo outorgou a nós uma procuração para sermos co-autores dos destinos desta terra e de nós mesmos. Ainda para ilustrar seu discurso, o professor mencionou, a frase ‘Deus não joga dados no Universo’, do físico Albert Einstein, fazendo menção ao fato de que estaremos sempre no local mais adequado, no momento mais adequado, com os companheiros (e não companheiros) mais adequados para darmos o melhor de nós e sermos cada vez melhores.

Para completar, Mourão citou uma mensagem do músico grego, radicado nos Estados Unidos, Yanni, que diz: “tudo de mais grandioso que ocorreu na humanidade partiu de um simples pensamento, de uma simples ideia. E, considerando que qualquer mente humana é capaz de pensar, todos nós podemos inspirar grandes ideias, pois, todos nós temos a mesma capacidade. Afinal, somos todos iguais”.

“Agradeçamos, portanto, meus amigos, por todas essas oportunidades de ter auxiliado aqueles que ao nosso redor e que, ao mesmo tempo, nos tornaram melhores em 2014. E já podemos sim, agradecer a tantas outras que virão em 2015”, finalizou o docente.

Obs.: de 22 de dezembro de 2014 a 2 de janeiro de 2015 não haverá expediente na USP em Piracicaba.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar, MTb 32531
Data: 18.12.2014