Diretor da ESALQ apresenta balanço da gestão

Apresentação de realizações da gestão 2011-2014 ocorreu durante a Reunião de Congregação (Crédito: Gerhard Waller / ESALQ-Acom)

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 07 de janeiro, Reunião da Congregação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). O encontro entre os membros da congregação e o diretor da instituição, José Vicente Caixeta Filho, ganhou proporções significativas ao final da reunião quando Caixeta, em final de gestão, apresentou as principais realizações de sua gestão. Ele ressaltou que a concretização de muitos projetos foi possível graças à harmonia administrativa existente entre as Unidades do Campus “Luiz de Queiroz” – ESALQ, Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz (PUSP-LQ) e Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). “Foi uma honra muito grande ter atuado como diretor da ESALQ porque nesses quatro anos aprendi bastante e acho que pude trazer um pouco da minha contribuição. Particularmente, entendo que uma série de ações puderam ser concluídas e consolidadas tanto no que diz respeito aos projetos acadêmicos, de ensino, de pesquisa e de extensão, quanto aos projetos de natureza administrativa como obras de infraestrutura".

Realizações – Entre as obras finalizadas durante a gestão 2011-2014, foram citadas o restauro em fachadas e reforma em cerca de 15 mil m2 de telhados, além da intervenção na Casa do Estudante (em andamento), novo sistema de iluminação do campus (a ser inaugurado na próxima quinta-feira, 15/01, dia da Sessão Solene de Colação de Grau), Centro de Atividades Culturais, Centro de Fisioterapia, Sistema de pára-raios (com 40 unidades instaladas e 22 em licitação). A parte acadêmica também foi incrementada a partir da instalação de 18 geradores, 25 capelas de exaustão, estantes deslizantes na Biblioteca e remodelação do mobiliário no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia.

Central de Aulas – Uma das obras inaugurada simbolicamente durante a Reunião da Congregação foi a Central de Aulas. A edificação abrigará, já em 2015, alunos dos cursos noturnos da ESALQ e resolverá, segundo o professor Caixeta, problemas de circulação e segurança. “A partir do uso compartilhado, entre estudantes dos nossos diversos cursos, a Central possibilitará menos deslocamentos pelo campus, uma vez que está próxima à Biblioteca e ao Restaurante. Isso acarreta também em maior segurança, principalmente àqueles que circulam no período noturno”. A instalação conta com 1.681,74m2 de área construída e abriga 7 salas de aulas com capacidade somada para atender 467 alunos. Além disso, o edifício tem secretaria, sala de materiais didáticos, sala de estudos, banheiros adaptados e área de circulação integrada. “Tudo está pronto e estamos apenas aguardando a CPFL finalizar a instalação externa”, conclui o diretor da ESALQ.

Centro de Extensão – A partir da revitalização da casa sede da Fazenda Areão, em 2015 passa a funcionar no local o Centro de Extensão da ESALQ (CEESALQ). O Centro abrigará grupos de extensão que tem projetos de pesquisa voltados ao produtor rural. São eles: Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin), Enactus, Grupo de Agricultura Orgânica Amaranthus, SAF-Pirasykaua, Grupo de Estudos Walter Accorsi.

"Acho que tivemos sorte e competência para entregarmos à comunidade uma série de realizações. Agora, importante destacar que muitas dessas realizações tiveram início durante a minha gestão, mas outras começaram em gestões anteriores, tanto da ESALQ quanto de outras unidades do Campus. Essa vinculação institucional é fundamental e deu bons resultados! Tenho certeza que a ESALQ, com seus 113 anos, é um ícone super respeitado. Aqueles que têm o privilégio e a honra de dirigir uma instituição como essa naturalmente têm que aproveitar dessa oportunidade para concretizar projetos. Acho que isso que foi feito".

Após o encerramento da Reunião, os presentes participaram de um coquetel e receberam em mãos o livro comemorativo dos 50 anos da Pós-graduação. A publicação foi viabilizada a partir do apoio da Fundação Bunge, que destinou aporte financeiro para a finalização do livro dentro do programa Parceiros da ESALQ.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar e Caio Albuquerque (07/01/2015)