Apresentação da Bachiana Filarmônica SESI SP na ESALQ marca encerramento de gestão

A regência é do maestro João Carlos Martins (crédito: divulgação)
Editoria:

Composições clássicas de Mozart e Beethoven, passando por peças mais recentes de Ennio Morricone, contemplam o repertório da orquestra Bachiana Filarmônica SESI SP, que tem apresentação marcada para a próxima sexta-feira, 16/01, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). Sob regência do maestro João Carlos Martins, a Bachiana Filarmônica fez seu primeiro concerto em 2004 na prestigiada Sala São Paulo. Depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky e outros, apresentou-se nas mais importantes salas de concerto do Brasil e também do exterior. O grupo gravou as Suítes Orquestrais de Bach, que são obras precursoras das grandes sinfonias compostas nos séculos seguintes.

Com entrada gratuita, o evento ocorrerá às 19h30, no gramado em frente ao Edifício Central da ESALQ e marca o encerramento das atividades da gestão 2011-2014 da ESALQ, período em que a instituição teve José Vicente Caixeta Filho como diretor e Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce como vice-diretora.

Para Caixeta, ele e Marisa Regitano d’Arce tiveram a honra de liderar muitas das ações e decisões envolvendo a ESALQ. “É um momento de muita alegria pois temos a certeza que foi um período em que muitas realizações puderam ser efetivadas, tendo como referências o compartilhamento de recursos e uma maior aproximação entre os membros da comunidade esalqueana”. Afirma ainda que, na gestão 2011-2014, a comunidade de Piracicaba e região tiveram oportunidades diversas para conhecer um pouco mais da ESALQ. “Para marcar esse final feliz, temos o enorme prazer de receber, ao ar livre, no gramado central, a reconhecida e admirável Bachiana Filarmônica, sob a regência do maestro João Carlos Martins. Que a harmonia desse espetáculo nos seja inspiradora”, destaca o professor Caixeta.

A realização é do Ministério da Cultura, com apoio da USP/ESALQ, da Prefeitura Municipal de Piracicaba - Secretaria de Ação Cultural e da Fundação Bachiana, com patrocínio da Raízen.

Sobre a Bachiana Filarmônica SESI SP – Em 2006, o maestro João Carlos Martins fundou a orquestra Bachiana Jovem, que tinha por objetivo trabalhar na evolução musical de jovens musicistas e ao mesmo tempo democratizar a música clássica apresentando-se para pessoas que jamais tiveram acesso às salas de concerto. As apresentações estenderam-se desde pequenas cidades, como Sobradinho, até comunidades mais carentes, através da série de concertos na capital paulista e em diversas escolas públicas e praças pelo Brasil afora. A Bachiana Jovem também gravou sob a regência do maestro o CD “Paixões”.

Há dois anos as duas orquestras fundiram-se, formando hoje a Bachiana Filarmônica SESI SP, grupo formado por 25 profissionais que são orientadores de 45 jovens musicistas e foi adotada pelo SESI de São Paulo, formando hoje a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil, sem abandonar os ideais que deram origem à Bachiana Filarmônica e à Bachiana Jovem.

Texto: Caio Albuquerque, com informações do site da orquestra (13/01/2015)

Palavra chave:
joão carlos martins maestro música caixeta gestão