AGROdestaque entrevista Claudia Moster, engenheira florestal (F-2003)

“O principal desafio é a atualização constante, que envolve dedicação de tempo, deslocamento e custos”, afirma Claudia. (Crédito: Divulgação)
Editoria:

Atuação profissional

Eu me formei engenheira florestal na ESALQ, em 2003. Inicialmente, participei de projetos no Programa de Monitoramento Ambiental de Microbacias do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), pelo Laboratório de Hidrologia Florestal (2004-2006). Fui aprovada em concurso público da Unesp Rio Claro, na função de técnica de apoio acadêmico (2006-2008). Ingressei como professora no curso técnico florestal da ETEC Rio das Pedras, em que também fui coordenadora (2008-2010). Posteriormente, ingressei como docente na Fatec Capão Bonito, no curso de Tecnologia em Silvicultura (2009 - atual). Paralelamente, desde 2008, atuo como tutora virtual na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), no curso de Engenharia Ambiental, e como consultora ambiental autônoma, desde 2007.

A que área ou setor se dedica atualmente? Descreva as atribuições pertinentes ao cargo. Qual a importância delas para o mercado?

Dedico-me tanto à formação profissional, acadêmica e pesquisas científicas, quanto à consultoria na área ambiental. São atribuições multidisciplinares, pois envolvem recursos humanos e conhecimento técnico. São características essenciais para o mercado da demanda de conhecimento específico.

Quais os principais desafios desse setor?

O principal desafio é a atualização constante, que envolve dedicação de tempo, deslocamento e custos. Além disso, a dificuldade de empregos fixos aumenta a concorrência entre os profissionais autônomos, dificultando a valorização do serviço técnico especializado.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

Um mercado dinâmico, com demanda de inovações tecnológicas e soluções sustentáveis, tem a expectativa de encontrar profissionais com capacidade de buscar informações, aprimorar os relacionamentos interpessoais e constante atualização tecnológica. Além disso, pessoas motivadas, responsáveis e éticas.

Entrevista concedida a Alessandra Postali
Estagiária de Jornalismo