ESALQ realiza primeiro workshop sobre Geotecnologias aplicadas ao Solo

Pesquisadores envolvidos em estudo de Geotecnologias participam do evento. (Crédito: Divulgação)
Editoria:
2015 é o ano do solo. “Preservá-lo é prioridade, considerando sua relação com as plantas e consequentemente com a água”, indica José Alexandre Demattê, professor do Departamento de Ciência do Solo, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). Demattê coordena o grupo Geotecnologias em Ciência do Solo (GeoCis), focado no estudo do solo utilizando diferentes tipos de equipamentos. “Trabalhamos principalmente sensores, que podem ser instalados em laboratório, VANTS, aviões, satélites e em campo manualmente ou tratores. A poluição do solo, conservação, física, mineralogia e monitoramento, foram alguns dos estudos desenvolvidos pelo grupo, mas o fator principal é o mapeamento e classificação de solos, o denominado, mapeamento digital de solos”, explica Demattê.

Nos últimos dias 23 e 24 de fevereiro, o GeoCis organizou I ESALQ/USP International Workshop on Soil Spectroscopy: from ground to space. O evento teve a participação do nome de maior destaque na área, o israelense Eyal Ben-Dor, da Universidade de TEl-Aviv. Além da palestra principal, foram apresentados os trabalhos relacionados ao grupo GeoCis e aos Grupos TopoGeo e GMap, do Departamento de Biosistemas, coordenados respectivamente pelos professores Peterson Fiorio e José Paulo Molin, e em parceria com o grupo Gales, da Universidade de Maringá, Paraná, sob coordenação do professor Marcos Nanni.

Entre docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, participaram da atividade representantes da ESALQ, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Unicamp e Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Embrapa Monitoramento por Satélite. “Além de integrar pesquisadores de várias instituições, o evento fortaleceu o estudo do solo e planta por sensoriamento remoto, com vistas as aplicações em agricultura, entre as quais a agricultura de precisão”, aponta Demattê. Segundo o organizador, foram apresentadas tecnologias de ponta, que permitem estudar o solo sob os mais diversos aspectos, desde os físicos até os químicos, por sensores colocados em diferentes plataformas. “Essas ferramentas continuam sendo empregadas em todo mundo em ritmo intenso desde 2005, e estão adquirindo status de grande importância no monitoramento do solo”.
Conheça mais o GeoCis acessando http://esalqgeocis.wix.com/geocis

Texto: Caio Albuquerque (11/03/2015)
Palavra chave:
Geotecnologias, GeoCis, Solo