Encontro Inaugural para Formação Socioambiental de Servidores do Campus "Luiz de Queiroz" - Grupo PAP3

Versão para impressãoEnviar por email

Foi realizada na última quinta-feira, dia 19, uma aula inaugural para formação socioambiental com cerca de 100 funcionários que  constituem o grupo PAP 3 (Pessoas que Aprendem Participando). A ação faz parte do processo de formação de servidores auxiliares, técnicos e administrativos da USP, organizado pela Superintendência de Gestão Socioambiental da Universidade, com apoio das Unidades do campus "Luiz de Queiroz".

O encontro contou com apresentação dos cinco cursos que serão desenvolvidos com os participantes até o dia 30 de junho, explicação do projeto aos participantes, palestras envolvendo temas como papel do servidor na transformação da universidade em relação às questões socioambientais e crise ambiental, intervenção educativa, além de visitação ao Campus e atividade de ginástica laboral. Os dirigentes da Escola estiveram presentes salientando o apoio ao processo e a importância da formação para implementar as políticas ambientais na USP. A capacitação é gratuita e coordenada por outros servidores do campus  - os PAP2.

A educadora do USP Recicla Ana Maria de Meira, explica que o encontro inaugural de 8 horas, foi um importante momento para  aprofundar conceitos sobre educação ambiental e sustentabilidade, compreender melhor os cursos que serão desenvolvidos pelos PAP 2 e conhecer um pouco mais dos desafios e oportunidade socioambientais que podem ser transformadas a partir da contribuição dos funcionários, afirma. Ela ressaltou, ainda, que os funcionários contarão com certificação de 40 horas, pela Escola USP de Gestão.

Segundo Ana Maria  “agora, temos mais 100 funcionários participantes PAP3  envolvidos no processo, e se cada um contribuir para a formação socioambiental de outros nove ou 10 colegas, atingiremos a totalidade de servidores do Campus. Por isso, não é uma meta tão difícil de se alcançar”. Tudo isso contribui para enraizar as ações socioambientais no cotidiano da instituição e para colocar em práticas as políticas ambientais que estão sendo construídas na USP.

PAP

O PAP foi criado em 2013 com o intuito de formar a comunidade da USP para internalizar a gestão ambiental na universidade. De acordo com Ana Maria, os criadores se inspiraram em uma proposta do Ministério do Meio Ambiente que, em 2005, desenvolveu um trabalho com coletivos educadores e formou grupos nos municípios para educar outras pessoas. “Tinha todo um processo de formação, qualificação e seleção de pessoas. Na USP foi um pouco diferente, pois partimos daqueles que tinham interesse e acúmulo na área socioambiental”, disse.

O projeto trabalha com princípios como participação e protagonismo. “O que queremos não são só pessoas que repassem uma prática, mas que, nessa formação, o indivíduo perceba que ele pode transformar sua realidade e o seu papel como cidadão”, salienta a educadora.

O processo de formação socioambiental dos servidores  está sendo implementado em toda a USP. O  grupo PAP1  é composto por 25 docentes e técnicos da universidade, especialistas na área de educação e sustentabilidade, que organizaram um processo de formação de 130 horas para os PAP2, para que dessem continuidade ao projeto de enraizar a sustentabilidade socioambiental em todos os campi da USP. O PAP 2 elaborou o projeto de formação com cursos de 40 horas para os PAP3, que desenvolverão 8 horas de intervenção educativa para os PAP4.

Cursos que serão desenvolvidos no campus de Piracicaba para os PAP3

1. “A Sustentabilidade na Área Administrativa” - voltados para funcionários da área administrativa;

2. Um despertar para os aspectos socioambientais no dia-a-dia dos grupos de servidores das áreas de trabalhos de campo e de segurança no Campus Luiz de Queiroz/USP” - voltado para funcionários que atuam na área de campo e para guarda universitária;

3. “Sustentabilidade em Laboratórios” - voltados para funcionários que atuam em laboratórios;

 4. “Água e Resíduos na formação da identidade ambiental dos servidores do Campus Luiz de Queiroz" - voltado para funcionários da área de manutenção e de transportes;

5. “Formação Socioambiental dos funcionários do Campus Luiz de Queiroz/USP: Educação para a Sustentabilidade” - voltados para funcionários de serviços gerais.

Maiores informações sobre o processo de formação dos servidores acesse: www.educacaoambiental.sga.usp.br  recicla.esalq@usp.br  3429/4051/4121/4181

Texto: Alessandra Faveri Postali (Estagiária de Jornalismo)
Revisão: Caio Albuquerque
 

Palavra chave: 
ambiental educação socioambiental usp recicla gestão