ESALQ promove Simpósio sobre Gestão e Marketing

Editoria:

O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realiza o Simpósio de Agronegócios e Gestão (SIM). A quarta edição do evento acontece em 16, 17 e 18 de julho no campus Luiz de Queiroz da ESALQ e terá como principais temas a gestão de negócios, de projetos e o marketing.

Aberto para todo o público interessado em assuntos emergentes nas diversas áreas de conhecimento que se aplicam ao gerenciamento de negócios, o simpósio reunirá palestras e mesas redondas divididas em painéis durante os três dias de evento. Em pauta, a gestão de negócios no ambiente econômico brasileiro, a relação entre marketing e vendas, o perfil do profissional de marketing e os desafios e benefícios de um gestor de projetos no contexto atual do marcado serão assuntos discutidos por renomados profissionais e acadêmicos.

Entre estes, estarão representantes de empresas e instituições como Caterpillar Brasil, SEBRAE Piracicaba, PMI, INSPER, ESALQ, ESPM, Swiss e UNICAMP.

Haroldo Torres, economista, pesquisador do PECEGE e um dos coordenadores do IV SIM, afirma que uma novidade proposta pelo evento é a aproximação do programa com os universitários. “O simpósio será gratuito para todos os estudantes de graduação do ensino superior, de todas as instituições de ensino. A ideia é trazer para perto esses futuros profissionais, oferecendo acesso às áreas de conhecimento que são englobadas pela gestão”, explica.

Com o foco em profissionais ligados a gestão de negócios, o primeiro dia do simpósio terá três palestras. “Otto Nogami, docente do INSPER, trará abordagem econômica e quais fatores, no contexto das empresas, promoveram a atual crise no país”, comenta o pesquisador.

Na sequência, haverá uma palestra com Alexandre Leite de Mello, consultor de empresas e professor da Fundação de Desenvolvimento da Universidade de Campinas (UNICAMP). “O docente tratará da visão micro, do indivíduo perante a crise econômica. De que forma as pessoas poderiam reverter esse cenário? Como conseguiríamos superar esse momento ruim? As respostas para essas perguntas serão apresentadas pelo professor”, aponta.

Encerrando o primeiro dia do evento, Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil, ministrará palestra sobre o “ambiente de negócios em uma economia volátil”.

No segundo dia do evento, o tema é voltado para o público de atuação na área do marketing, publicidade e comunicação. “Fabiane Astolpho, Market Development Manager da Swiss Re, tratará de um dilema, que é a disparidade entre vendas e marketing. Às vezes é muito confusa e tênue a relação entre as duas atividades, o que tem gerado algumas mudanças dentro das empresas”, explica.

Para traçar um perfil do profissional de alto nível, de atuação na área de marketing, o professor Eduardo Eugenio Spears, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da ESALQ, vai apontar quais demandas do mercado precisam ser atendidas pelos novos profissionais do setor.

O último palestrante no segundo dia será Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente do SEBRAE Piracicaba. Ribeiro apontará o perfil empreendedor como marketing pessoal. “Ao longo dos anos, sempre surgem pessoas que conquistam muitas coisas em suas vidas com pouco ou sem nenhum conhecimento. São pessoas que nascem com esse perfil. Mas como isso se trata de comportamento e há estudos sobre isso, é possível se capacitar e se adequar, e tornar-se um empreendedor”, explica.

Ainda segundo Torres, no sábado a pauta será a emergente área de gestão de projetos. Antonio Cesar Amaru Maximiano, professor de administração de projetos na Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP) e João Carlos Boyadjian, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambos fundadores do Project Manager Institute (PMI - São Paulo), e Alex Urbano, presidente do PMI São Paulo, discorrerão sobre o tema “Carreira em Gestão de Projetos: os desafios e benefícios de ser um Gestor de Projetos no contexto atual”. “Os docentes apontarão o perfil de um bom Gestor de Projetos. A palestra identificará o que torna essa área de atuação tão importante nas empresas”, explica.

Encontro de alunos

A ocasião também será um momento singular para os alunos formandos do Pecege que, em muitos casos, são de distantes regiões do país e deverão visitar o campus Luiz de Queiroz pela primeira vez. Para os interessados em conhecer os principais pontos do campus, a organização do IV SIM promoverá tours acompanhados de guias.

O SIM é também o encontro de alunos que, para concluir os MBA’s USP/ESALQ, defenderão suas monografias. Para tanto, durante o dia acontecerão às atividades acadêmicas. Nos dias 16 e 17 de julho, as palestras ocorrerão das 19h30 às 22h. No sábado, o painel de palestras ocorre das 8h30 às 11h.

Interessados em participar devem se inscrever no site www.eventosim.org.br. Mais informações pelo e-mail comunica@pecege.esalq.usp.br ou pelo telefone (19) 3375-4250. Contato para imprensa pelo e-mail lucasjacinto@pecege.esalq.usp.br

Texto: Lucas Jacinto (04/05/2015)