Mais de mil estudantes participaram do USP e as Profissões na ESALQ

Abertura do evento (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

No último dia 13/5, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) abriu as portas para alunos do ensino médio e cursinhos pré-vestibular, interessados em conhecer os cursos oferecidos nesta unidade. O evento integrou o programa USP e as Profissões, realizado na ESALQ pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).

No total, 1.064 estudantes, de 21 escolas de Piracicaba, Americana, Capivari, Cordeirópolis, Laranjal Paulista, Rio Claro, São Pedro e Tietê, percorreram as instalações da Central de Aulas da ESALQ com propósito de receber orientações sobre qual carreira profissional seguir. Durante a visitação na ESALQ, os estudantes interagiram com docentes e alunos da Escola e tiraram dúvidas sobre as profissões e o mercado de trabalho. Para apresentar a estrutura da universidade, também aconteceu um passeio de ônibus pelo campus.

Quem participou do evento, contou com apoio de 168 pessoas, incluindo professores, alunos de graduação, funcionários e, além das atividades referentes aos sete cursos da ESALQ, integrantes de 15 grupos de extensão da instituição realizaram uma exposição com trabalhos realizados em suas atividades extraclasse.

A professora de Biologia Flavia Renata Maniero acompanhou um grupo de alunos da escola João Chiarini, de Piracicaba e disse que a participação no USP e as Profissões foi, para muitos, a primeira visita a um campus universitário. “Somos uma escola da periferia, e a maioria dos alunos desconhece que existe uma instituição de ensino superior gratuita tão perto e de tamanha qualidade. Os alunos saíram muito animados, se interessaram pelos cursos da ESALQ”. Samuel Zanatta, coordenador do Ensino Médio da mesma escola, desenvolve com a professora Flavia um projeto para melhorar o acesso à informação por parte desses estudantes. Para ele, a exposição dos grupos de extensão da ESALQ chamaram a atenção. “Nossos estudantes aproveitaram bastante, assistiram as palestras sobre os cursos, mas principalmente interagiram com os grupos de extensão, e assim conheceram atividades práticas que motivaram muitos a se inscreverem na Fuvest”.

Para o presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da ESALQ, professor Pedro Valentim Marques, o balanço do evento foi positivo e a perspectiva é que os visitantes voltem no próximo ano já como alunos matriculados na Escola. “Atividades como esse chamam atenção porque muitos adolescentes ainda desconhecem o fato da ESALQ ser uma unidade da USP e que oferece cursos gratuitos. Portanto trata-se de uma oportunidade para sanarem suas dúvidas sobre as carreiras aqui ofertadas, bem como vislumbrarem um horizonte promissor, a partir do ingresso em uma universidade pública de excelente qualidade”.

Vestibular – A ESALQ oferece 430 vagas em sete cursos de graduação (Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental).

Para ingressar em um dos cursos de graduação oferecidos na Universidade de São Paulo (USP), universidade pública e de ensino gratuito, é preciso inscrever-se no vestibular realizado pela FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular). Para o ingresso em 2016, as inscrições irão de 21 de agosto a 9 de setembro e devem ser feitas pelo site da Fuvest. A primeira fase ocorrerá em 29 de novembro e segunda fase acontecerá de 10 a 12 de janeiro de 2016.

Texto: Caio Albuquerque (15/05/2015)

Estudantes do ensimo médio conversaram com professores e alunos da ESALQ (crédito: Gerhard Waller)
Grupos de Extensão da ESALQ apresentaram suas atividades (crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave:
profissões graduação usp