Matrículas - Alunos regulares não ingressantes

Período Fases da matrícula
Janeiro/20 Consulta ao menu Disciplinas oferecidas no Janus
06/01/20 Alunos, orientadores e ministrantes de disciplina receberão e-mail informativo
13 a 26/01/20 Pré-matrícula dos alunos regulares
27/01 a 02/02/20 Aval dos orientadores
03 a 09/02/20 Deferimento dos ministrantes
20 e 21/02/20 Retificação da matrícula (via formulário)

Instruções para a matrícula

Os alunos regulares não ingressantes devem efetuar a pré-matrícula através do sistema Janus.
A cada procedimento de pré-matrícula efetuada no Janus o aluno receberá um e-mail, emitido pelo próprio sistema.
Dentro da semana destinada à pré-matrícula, o aluno poderá alterá-la tantas vezes quanto necessário.

ATENÇÃO: semestralmente o sistema Janus realiza um monitoramento de bolsas vigentes, coletando e confirmando informações no ato da matrícula. Serão solicitadas informações sobre tipo de bolsa, órgão financiador e período de vigência. Portanto, é necessário que, ao realizar a matrícula pelo sistema Janus, o aluno bolsista tenha em mãos os dados constantes de seu Termo de Outorga de Bolsa ou seu Contrato de Concessão de Bolsa. É muito importante que as informações sejam fornecidas corretamente para que uma eventual discrepância não cause problemas indesejáveis no gerenciamento de tais bolsas e no número de bolsas concedidas aos Programas e à USP

Matrícula em período especial

As matrículas efetuadas em períodos especiais devem ser realizadas através de formulário em 2 vias, contendo a assinatura do ministrante da disciplina, do orientador e do coordenador do programa. Uma via do formulário deverá ser entregue no Serviço de Pós-Graduação - SVPG e outra permanecerá de posse do aluno.

Alunos estrangeiros  

De acordo com o Art. 42 do Regimento da USP, o RNE constitui um pré-requisito para a matrícula do aluno estrangeiro. Portanto, a apresentação do referido documento - atualizado - ou protocolo de prorrogação de prazo é obrigatória, e deve ser entregue no Serviço de Pós-Graduação semestralmente, durante a semana de matrícula. Na falta desses documentos, o aluno deve solicitar previamente à Polícia Federal (Rua Liberato Macedo, 872 - São Dimas, Piracicaba - Tel. 3402-3707) uma declaração, constando a estada legal no país com o respectivo período.

Cancelamento de disciplina

Passado o período de retificação de matrícula, as disciplinas podem ser canceladas dentro do limite máximo estabelecido no sistema Janus.