Principal

Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos ESALQ-USP

 

Informações gerais

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPG-CTA) está sediado no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição teve início em 1977 com o curso de Mestrado e em 2011 com o de doutorado.

O PPG-CTA é estruturado de forma a possibilitar a formação de Mestres e Doutores para atuar de forma destacada em toda a cadeia produtiva de alimentos. Compreende a estruturação de linhas de pesquisa (LP), projetos temáticos de pesquisa (P), e disciplinas específicas e gerais, possibilitando formação científica ampla.

As atividades desenvolvidas no PPGCTA englobam três grandes linhas de pesquisa (LP), formadas por três projetos temáticos de pesquisa (P) cada:

Área de concentração: Ciência e Tecnologia de Alimentos

LP1. Biotecnologia de Alimentos
        P1.1. Ciência e Tecnologia da Cana de Açúcar
        P1.2. Ciência e Tecnologia de Bebidas Alcoólicas
        P1.3. Microbiologia de Fermentação Alcoólica

LP2. Processamento e Qualidade dos Alimentos
        P2.1. Controle de Qualidade Nutricional
        P2.2. Produtos de Origem Animal
        P2.3. Produtos de Origem Vegetal

LP3. Segurança e Qualidade dos Alimentos
        P3.1. Microbiologia de Alimentos
        P3.2. Nutrição, Educação e Saúde
        P3.3. Sistemas de Qualidade

O programa apresenta boa inserção nacional e internacional, com uma produção científica de qualidade. O corpo docente está constituído por especialistas de formação na área atendida pelo programa, os quais possuem pós-doutorado em diferentes universidades e instituições de renome no exterior. Os docentes do PPG-CTA são também editores e/ou revisores de periódicos de destaque na área e de circulação internacional.

Os egressos do programa têm atuado em uma grande variedade de organizações que incluem universidades e institutos de pesquisa públicos e privados.