Informações gerais

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPG-CTA) está sediado no Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição teve início em 1977 com o curso de Mestrado e em 2011 com o de doutorado.

O programa apresenta boa inserção nacional e internacional, com uma produção científica de qualidade, principalmente após a criação do curso de doutorado. O corpo docente está constituído por especialistas de formação na área atendida pelo programa, os quais possuem pós-doutorado em diferentes universidades e instituições de renome no exterior. Os docentes do PPG-CTA são também revisores e/ou editores de periódicos de destaque na área e de circulação internacional. 

Os egressos do programa têm atuado em uma grande variedade de organizações que incluem universidades e institutos de pesquisa públicos e privados.

Escopo

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos treina e qualifica recursos humanos de forma a permitir que atuem em instituições de ensino e pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, tanto em órgãos do setor privado quanto públicos. Pelo fato de estar localizado dentro de uma Escola de Agronomia, o programa conta com um corpo docente competente na área de açúcar e álcool, o que também possibilita a formação de pesquisadores para atuar nessa área.

Objetivo

O objetivo do PPG-CTA é formar recursos humanos de excelência, mestres e doutores, com competência para promover o desenvolvimento cientifico e tecnológico do país nesta área, favorecendo assim o incremento tecnológico da produção de alimentos e qualidade de vida da sociedade brasileira.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Próximas defesas


DataHoraCandidatoTítulo do trabalho
03/03/2020
14h00
Beatriz Schmidt Menegali
Mestrado
Incorporação de antioxidante natural em hambúrguer de frango: estabilidade oxidativa e percepção sensorial temporal descritiva e hedônica
04/03/2020
13h00
Carmen Milagros Sinche Ambrosio
Doutorado
Desvendando o potencial dos óleos essenciais cítricos derivados do processamento de citros como um aditivo alternativo antimicrobiano na alimentação animal
04/03/2020
13h00
Nanci Castanha da Silva
Doutorado
Uso de tecnologias emergentes para melhoria do desempenho de amidos: ozônio, ultrassom e irradiação
26/03/2020
13h00
Melina Luz Mary Cruzado Bravo
Doutorado
Identificação e caracterização genotípica e fenotípica de Arcobacter spp. isolados em queijo minas frescal e leite bovino cru