Critérios de seleção

 

1. O processo de seleção para o curso de Mestrado será realizado em uma etapa. A nota dos candidatos será calculada considerando-se a prova escrita (peso 2), análise de curriculum vitae (CV, peso 2) e histórico escolar (peso 1). Com base nessa nota, até 06 candidatos serão selecionados.

1.1. A prova escrita abordará conhecimentos gerais e específicos em Ciência e Tecnologia de Alimentos, bem como de metodologia científica e interpretação de resultados. A prova conterá questões de múltipla escolha, verdadeiro/falso, preenchimento de lacunas, dissertativas e/ou interpretativas. As provas escritas terão duração de até 4 horas e serão realizadas à distância.

1.2. O CV será avaliado quanto às atividades de iniciação científica (peso 2), número de trabalhos apresentados em eventos científicos (peso 1) e número de artigos científicos publicados em periódicos arbitrados (peso 2).

1.3. O histórico escolar de Graduação será avaliado quanto ao tempo necessário para conclusão do curso de graduação, levando-se em conta o projeto político pedagógico (PPP) de cada curso e o aproveitamento das disciplinas cursadas.

 

2. O processo de seleção para os cursos de Doutorado e Doutorado Direto será realizado em duas etapas.

2.1. Primeira Etapa.

2.1.1. A Primeira Etapa consiste na prova escrita e análise de curriculum vitae (CV) e histórico escolar.

2.1.2. A prova escrita abordará conhecimentos gerais e específicos em Ciência e Tecnologia de Alimentos, bem como de metodologia científica e interpretação de resultados. A prova conterá questões de múltipla escolha, verdadeiro/falso, preenchimento de lacunas, dissertativas e/ou interpretativas. As provas escritas terão duração de até 4 horas e serão realizadas à distância.

2.1.3. O CV será avaliado quanto a participação em eventos científicos (peso 1), número de trabalhos apresentados em eventos científicos (peso 1) e número de artigos científicos publicados em periódicos arbitrados (peso 2).

2.1.4. Para a seleção de Doutorado Direto, o histórico escolar de Graduação será avaliado. O histórico escolar será avaliado quanto ao tempo necessário para conclusão do curso de graduação, levando-se em conta o projeto político pedagógico (PPP) de cada curso e o aproveitamento das disciplinas cursadas.

2.1.5. Para a seleção de Doutorado, o histórico escolar de Mestrado será avaliado. O histórico escolar será avaliado quanto ao tempo necessário para conclusão do curso de Mestrado e o aproveitamento das disciplinas cursadas.

2.1.6. A nota da Primeira Etapa será então calculada considerando-se a prova escrita (peso 2), análise de curriculum vitae (CV, peso 2) e histórico escolar (peso 1). Com base nessa nota, até 10 candidatos serão selecionados para a Segunda Etapa.

2.2. Segunda Etapa.

2.2.1.  A Segunda Etapa avaliará os candidatos através dos seguintes parâmetros: histórico escolar, CV, nota da prova escrita e arguição.

2.2.2. O histórico escolar e CV serão avaliados da mesma forma que descrito no item 2.1., podendo ser atualizados até a data da arguição. Dessa forma, os candidatos que desejarem poderão apresentar versão atual no início da arguição.

2.2.3. A nota da prova escrita será a mesma da Primeira Etapa.

2.2.4. A arguição será baseada na avaliação da proposta de projeto de pesquisa apresentada, avaliação da maturidade do candidato para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e sobre a prova escrita anteriormente realizada. A arguição poderá ocorrer de forma presencial ou ser realizada à distância.

2.2.5. A nota da Segunda Etapa será então calculada considerando-se o histórico escolar (peso 1), CV (peso 2), nota da prova escrita (peso 2) e arguição (peso 2). Poderão ser aceitos no programa, mediante disponibilidade de orientador, até 06 candidatos.