Critérios de seleção

Os candidatos inscritos para o processo seletivo de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto serão selecionados por uma Comissão de Seleção, composta por três professores do Programa. Adicionalmente, um representante discente e um secretário irão acompanhar o processo seletivo.

Os candidatos para o Mestrado serão avaliados por meio do seu Currículo Lattes, de uma Prova Escrita e entrevista com arguição oral. A Prova Escrita está centrada em conceitos de Matemática e Estatística (conforme conteúdo divulgado aqui), sendo de caráter eliminatório.

Os candidatos ao Doutorado e Doutorado Direto serão avaliados por meio da análise do currículo Lattes, análise do projeto de pesquisa e de entrevista com arguição oral. O currículo Lattes deve expressar a formação acadêmica, a experiência e a produção científica do candidato. O projeto de pesquisa (Doutorado e Doutorado Direto) deve estar em consonância com uma das linhas de pesquisa do Programa (1. Análise de sobrevivência e extensões, 2. Estatística experimental, 3. Modelos de regressão e extensões, 4. Modelos espaciais, temporais e extensões) e projetos dos docentes, destacando a contribuição metodológica em face da revisão de literatura apresentada. Espera-se, também, que o projeto esteja bem estruturado e com objetivos claros. Recomenda-se, para tanto, que os candidatos entrem em contato, previamente, com os professores orientadores do Programa para adequação de seu projeto às linhas de pesquisa. A apresentação do projeto de pesquisa pelo candidato é obrigatória no dia do exame e, portanto, de caráter eliminatório. Recomenda-se a utilização de recursos de multimídia, com tempo máximo de 15 minutos para a apresentação do projeto.

A entrevista com a arguição oral, para as três modalidades, não tem caráter eliminatório, apenas classificatório. Para cada uma destas provas, os membros da Comissão de Seleção atribuirão notas de zero a dez. Todas as etapas do processo de seleção, para as três modalidades, serão feitas de forma remota, por videoconferência ou outros recursos tecnológicos disponíveis. Os candidatos inscritos receberão, previamente, a orientação e o link para a sala virtual de sua avaliação em todas as etapas. Candidatos para o Mestrado e Doutorado Direto deverão participar da disciplina preparatória LCE 5701 – Cálculo Diferencial e Integral, Matrizes e Noções de Probabilidades, a ser oferecida pelo Departamento de Ciências Exatas, no período de 30 de janeiro de 2023 a 17 de fevereiro de 2023.