Exames e entrevistas

Data e local

Prova escrita e entrevista (para candidatos ao mestrado):  21 de outubro de 2020, das 08h00min as 12h00min, na Sala 311 - 2º Andar do Departamento de Ciências Exatas (LCE), no Pavilhão de Engenharia (nº 56 do mapa). Após a prova de seleção haverá uma entrevista no mesmo dia, a partir das 13h na Sala de Reuniões do LCE, andar térreo no Pavilhão de Engenharia. Candidatos de outros estados poderão realizar a prova à distância, sendo informados sobre os locais autorizados para execução da prova pela Comissão de Seleção. As entrevistas de candidatos de outras localidades poderão ser feitas por vídeo conferência ou outros recursos tecnológicos disponíveis. 

Arguição de Projeto de Pesquisa e entrevista (para candidatos a Doutorado e Doutorado Direto): 21 de outubro de 2020, das 08h00min às 12h00min,  Sala de Reuniões do LCE, andar térreo no Pavilhão de Engenharia, mediante agendamento individual.  Se houver necessidade em função do número de alunos inscritos, as entrevistas poderão ocorrer também no período da tarde do dia 21 de outubro, a partir das 13h00min e no dia 22 de outubro de 2020, a partir das 08h00min.  A entrevista e arguição do projeto de pesquisa serão conduzidas por três orientadores plenos do Programa. Para candidatos de outras localidades as entrevistas e arguição do projeto de pesquisa de Doutorado e Doutorado Direto poderão ser feitas por vídeo conferência ou outros recursos tecnológicos disponíveis. 

Nota: Caso a Universidade de São Paulo (Campus Luiz de Queiroz) não volte às atividades presenciais até a data dos exames e entrevistas, todas as etapas de seleção serão realizadas de forma remota. 

Conteúdos abordados na Prova Escrita

Mestrado

  1. Cálculo Diferencial e Integral. Funções de uma variável independente: limites, derivadas, diferenciais,  teoria da otimização,  integração indefinida, integração definida, integrais impróprias e funções gama e beta.  Funções de duas ou mais variáveis independentes: derivadas parciais, diferencial total,  integração múltipla. 
  2. Estatística Geral.   Métodos descritivos de dados qualitativos e quantitativos.   Medidas de tendência central, de dispersão e de associação entre variáveis.  Probabilidade:  definições clássica e axiomática,  probabilidade condicional e teorema de Bayes, teoremas da união e  do  produto, independência de eventos.  Variáveis aleatórias discretas e contínuas: Esperança e Variância. Distribuições de probabilidade: Binomial, Hipergeométrica, Poisson, Exponencial, Normal, t de Student , F de Fischer-Snedecor e Qui-quadrado.  Inferência estatística: estimação por intervalo e testes de hipóteses para a média, proporção, diferença entre duas médias e duas proporções. Regressão e Correlação linear simples.  Tabelas de contingência e teste de Qui-quadrado.
  3. Noções de Estatística Experimental.   Princípios básicos de experimentação. Experimentos inteiramente aleatorizados e experimentos aleatorizados em blocos: planejamento e análise da Variância. Teste de Tukey para comparações múltiplas.
  4. Matrizes e Sistemas lineares. Matrizes e operações básicas. Posto de uma matriz. Matriz inversa. Determinante e propriedades.   Sistemas de equações lineares e métodos de soluções.

Prova de Lógica

Todos os candidatos aprovados no processo seletivo deverão obrigatoriamente realizar uma prova de lógica, que será aplicada a distância, em forma de teste, através de uma plataforma web. Esta prova não terá valor ou função classificatória. Os candidatos receberão todas as instruções para a realização desta prova no e-mail informado na ficha de inscrição.