Com base em sementes de mamona, produto pode ser utilizado como cola e impermeabilizante em vigas de madeira

Autor: 
Aline Maria Faria Cerchiari
Orientador: 
José Nivaldo Garcia
Programa: 
Recursos Florestais
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
qui, 26/09/2019 - 08:00


Adesivo sustentável

Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) produziu uma cola sustentável à base de óleo de mamona. O produto também pode ser utilizado na impermeabilização de madeiras de reflorestamento. Conhecido como poliuretano, o adesivo/impermeabilizante é resultado da busca por produtos de baixo impacto ambiental e processos industrialmente menos sofisticados.

O estudo foi conduzido num laboratório piloto que foi, no início da pesquisa, equipado com um extrator idealizado no próprio laboratório e fabricado por uma empresa parceira. Com esse equipamento foi otimizado o processo de extração de óleo de qualquer lote de sementes de mamona. A tese, de Aline Maria Faria Cerchiari, foi apresentada para a obtenção do título de Doutora em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais da Esalq, e teve orientação do professor José Nivaldo Garcia.

“O objetivo foi produzir o adesivo de maneira simplificada. Extraímos o óleo da semente em prensa mecânica no laboratório e não utilizamos processos químicos. A grande vantagem foi não precisar comprar o óleo comercial, que é o maior componente na fabricação da cola”, disse Cerchiari. O produto pode ser utilizado como adesivo na fabricação de vigas de Madeira Lamelada Colada (MLC) e também para atuar contra ação negativa da variação do teor de umidade da madeira, quando utilizado como impermeabilizante.

Texto: Letícia Santin, estagiária de jornalismo
Revisão: Caio Albuquerque
Vídeo: Divisão de Comunicação da Esalq

Foto: Gerhard Waller