Estudo aprimora aplicações práticas de predição genômica em milho

Autor: 
Amanda Avelar de Oliveira
Orientador: 
Gabriel Rodrigues Alves Margarido
Programa: 
Genética e Melhoramento de Plantas
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
seg, 17/06/2019 - 08:00


Trabalho desenvolvido na Esalq aponta estratégias para possibilitar uma genotipagem economicamente viável e aplicação de modelos multivariados de predição genômica

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), traz importantes considerações práticas para a imputação de genótipos e predição genômica aplicada a múltiplos caracteres e ambientes em um programa de melhoramento de milho tropical.

O trabalho tem autoria de Amanda Avelar de Oliveira e orientação do professor Gabriel Rodrigues Alves Margarido, em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo. Como objetivos, o estudo investiga estratégias de identificação de SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) e imputação que possibilitem uma genotipagem de alta densidade economicamente viável e avalia a aplicação de modelos multivariados de seleção genômica para múltiplos caracteres e ambientes. “Nossos resultados indicaram que a combinação de estratégias de detecção de polimorfismos e imputação pode possibilitar uma genotipagem economicamente viável, resultando em maiores acurácias de imputação. Além disso, o uso de modelos de seleção genômica para múltiplos caracteres e ambientes pode aumentar a capacidade preditiva, especialmente para predizer a performance de híbridos nunca avaliados em qualquer ambiente”, conclui a pesquisadora.

Texto: Amanda Avelar de Oliveira
Video: Divisão de Comunicação da Esalq

 

Foto: Gerhard Waller